Com uso de biometria em estádio, polícia cumpre 4 mandados de prisão no Paraná

Da Redação
17/05/2018 - 12h23
Flagrante aconteceu durante partida entre Clube Atlético Paranaense e Clube Atlético Mineiro, na Arena da Baixada, em Curitiba

Foto: Reprodução TJ/PR

O uso de identificação biométrica em um estádio de futebol, em Curitiba, ajudou a Polícia Militar a cumprir quatro mandados de prisões no último domingo (13/05). Segundo informações do site do TJ-PR, o flagrante aconteceu durante uma partida entre Clube Atlético Paranaense e Clube Atlético Mineiro, na Arena da Baixada.

As catracas do estádio utilizam um sistema de biometria e um banco de dados ao qual as Polícias Civil e Militar têm acesso. Os infratores foram identificados ao tentarem entrar na partida e encaminhados para lavratura dos procedimentos legais, informa o site.

Ronildo Finger Barbosa, coordenador de Segurança do Clube Atlético Paranaense, explica que as ações foram rápidas e discretas durante a tentativa de acesso dos torcedores com mandados em aberto.  "Ao tentarem acessar com suas digitais, essas pessoas foram identificadas pelas catracas do Clube. O supervisor local acionou a Polícia Militar, que encaminhou o torcedor à DEMAFE [Delegacia Móvel de Atendimento ao Futebol e Eventos]. Os demais torcedores nem chegaram a perceber que isso estava ocorrendo, devido à discrição e à rapidez das ações", relata Barbosa.

Segundo depoimento da desembargadora Lidia Maejima, 2ª Vice-Presidente do TJPR, a identificação biométrica dos cidadãos na entrada do estádio, com a identificação de eventuais mandados de prisão e ordens de restrição é inédita no Brasil. "O Estado do Paraná tem sido pioneiro em soluções tecnológicas de aprimoramento da Segurança Pública", ressalta. "Os resultados já começam a aparecer, e é cada vez mais sensível o baixo número de ocorrências no estádio e em seu entorno”.

O sistema de biometria em questão é fruto do convênio celebrado pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) com a Celepar, com o Detran-PR e com a Secretaria de Segurança Pública do Paraná.