Google expande serviços de armazenamento com o novo Google One

PC World / EUA
16/05/2018 - 09h08
Nova oferta paga da gigante de buscas aposta em mais opções de assinatura e regalias como compartilhamento de armazenamento, suporte gratuito e descontos.

O Google One pode ser a estratégia da gigante de buscas para te tirar da sua oferta gratuita de armazenamento na nuvem, uma regalia por vez. Anunciado nesta semana, o plano de assinatura da empresa oferece novos níveis de armazenamento para o Drive, a habilidade de compartilhar armazenamento com amigos, e até mesmo a chance de poder ganhar alguns brindes.

A companhia de Mountain View não parece estar substituindo o Google Drive, mas sim criando uma nova estrutura para os arquivos armazenados no Drive, Gmail e Photos. A gigante de buscas planeja fazer o upgrade das contas pagas do Drive para assinaturas do Google One nos próximos meses – começando pelos EUA. A empresa também disse que está trabalhando para trazer o One para todos os outros usuários ainda neste ano.

“Graças aos telefones celulares, e novos formatos de arquivos como vídeos 4K e fotos de alta resolução, as pessoas estão armazenando mais do que nunca. É por isso que estamos introduzindo o Google One, um plano simples para armazenamento expandido que inclui benefícios extras para te ajudar a aproveitar mais do Google”, afirma a VP do Google One, Pavni Diwanj, em um post sobre a novidade. 

O Google já oferece 15GB de armazenamento de graça no Drive, além de outros gigabytes de graças se você tiver participado de alguma promoção da empresa. O primeiro nível pago, de 100GB por 2 dólares ao mês, continuará existindo – mas também haverá um plano de 200GB por 3 dólares ao mês, segundo o TechCrunch, e um outro de 2TB por 10 dólares ao mês.

Uma das líderes em unir serviços com armazenamento na nuvem é a Microsoft, cuja assinatura mais barata do Office 365 (com preços a partir de 7 dólares ao mês) te dá o pacote de apps Office 365 com 1TB de armazenamento no OneDrive. Mas o plano básico gratuito do OneDrive oferece apenas 5GB, e 50GB por 2 dólares ao mês. Já o Dropbox oferece 10GB de graça, ou 100GB por 10 dólares ao mês. Se você apenas quer armazenamento online, os planos do Google Drive são a melhor aposta. 

O Google oferece Docs, Sheets e Slides como parte do Google Apps, mas ainda não consegue realmente competir com a profundidade e a amplitude das ofertas da Microsoft. Talvez seja por isso que a gigante esteja seguindo em direção ao compartilhamento e suporte. 

O Google One permitirá que até cinco membros da família compartilhem um plano pago, com cada integrante recebendo o seu próprio espaço de armazenamento privado. (Não ficou claro como será a divisão nem quem terá o controle administrativo disso.)

Todos os membros poderão usufruir de outros benefícios do Google One, incluindo acesso rápido a especialistas em produtos e serviços do Google. Você ouviu certo: suporte de graça. O Google aparentemente quer que você convença a sua família a entrar para o One – mas sem o temor de ter de ficar lidando com as temidas “ligações de suporte para a família”, já que os usuários serão encorajados a entrar em contato direto com o Google.

Outro atrativo do One, pelo menos neste início, é que os seus membros receberão descontos variados, que incluem desde créditos na Play Store até promoções em hotéis.

O que isso significa para você

Essencialmente, o Google One representa uma leve expansão dos serviços do Google, usando o “mel” do suporte para garantir um compromisso de longo prazo com o ecossistema. É bem possível que a empresa também esteja querendo mover os usuários para fora da opção gratuita do Drive para as suas ofertas pagas.