95% dos internautas brasileiros navegam na Internet enquanto assistem TV

Da Redação
14/05/2018 - 17h20
Atenção está dividida em diferentes telas, aponta pesquisa IBOPE Conecta; Para 22% dos entrevistados, TV não é interessante o suficiente

Uma nova edição da pesquisa IBOPE Conecta reforçou o hábito do internauta brasileiro de dividir sua atenção entre diferentes telas. Segundo o levantamento, em três anos subiu para 95% a quantidade de pessoas que assistem TV enquanto navegam na internet. Em 2015, esse era o hábito de 88% dos usuários de internet do país. A pesquisa foi realizada de 11 a 15 de abril, com 2.000 internautas das classes A, B, C e D, de todas as regiões do Brasil.

Se o smartphone já liderava a pesquisa passada (65%) em termos de preferência para o multitasking, agora ele tem sua vantagem expandida. No caso, 81% afirmam usar o celular para navegar na internet na frente da TV. Na sequência, estão o computador (16% em 2018 X 28% em 2015) e o tablet (3% X 8%).

De acordo com 22% dos brasileiros ouvidos, há uma razão bem simples para eles dividirem sua atenção: a TV não é interessante o suficiente. Daqueles que ainda ligam a TV, 53% afirmam tirar os olhos das grandes telas para acessar as redes sociais, 44% recorrem à internet para passar o tempo durante os comerciais e 34% resolvem outras coisas.

Mas há também um comportamento do internauta brasileiro que pode agradar emissoras e produtoras de conteúdo - apesar de sua baixa amostragem -  9% afirmam que assistem TV e navegam na internet simultaneamente para interagir com o que está acontecendo na transmissão, mesmo percentual dos que discutem com amigos sobre o programa que estão assistindo e 8% que buscam mais informações sobre um comercial que assistiram.