Facebook lança no Brasil programa para combater fake news

Da Redação
11 de maio de 2018 - 19h00
Iniciativa tem parceria com agências de checagem Aos Fatos e Lupa; Segundo companhia, ferramenta conseguiu reduzir até 80% a propagação de notícias falsas nos EUA

O Facebook lançará, na próxima semana, um serviço que visa combater as chamadas fake news. A iniciativa, no Brasil, é resultado de uma parceria com as agências de checagem Aos Fatos e Lupa.

O programa de verificação já tinha sido iniciado nos Estados Unidos, onde segundo a companhia a ferramenta de checagem reduziu até 80% a propagação de notícias falsas.

Como funciona

De acordo com o Facebook, as agências poderão acessar as notícias que foram denunciadas como falsas pelos usuários.

Os conteúdos classificados como tal terão sua distribuição orgânica reduzida de forma significativa no Feed de Notícias. Consequentemente, as páginas na rede social que repetidamente compartilharem notícias falsas terão o seu alcance diminuído.

E não só isso. Além de reduzir o alcance das fake news, o Facebook enviará notificações para pessoas e administradores de Páginas que tentarem compartilhar esse conteúdo, alertando-os que a sua veracidade foi questionada por agências de verificação. 

Notícias consideradas falsas pelas agências não poderão ser impulsionadas no Facebook. E as Páginas que publicarem com frequência tais conteúdos não terão mais a opção de usar anúncios para construir suas audiências.