Saiba como testar o beta do novo Office 2019

Computerworld / EUA
02/05/2018 - 18h40
Liberado na última semana pela Microsoft, preview do novo pacote de produtividade já está disponível para usuários corporativos.

Na semana passada, a Microsoft iniciou o processo de preview para o Office 2019, a mais nova versão do seu pacote de produtividade. Vale notar que esse primeiro esforço é voltado para clientes corporativos, não usuários finais. 

E, apesar de não ser um beta apenas para convidados, nem toda companhia que rode o Office quer testar o novo pacote. Para esses clientes que querem testar o Office 2019, veja abaixo como acessar o preview do software.

Pré-requisitos

Quando a Microsoft começou a falar sobre o Office 2019, ela afirmou que o pacote só seria suportado no Windows 10, mas não tinha descartado totalmente as versões mais antigas do Sistema, como o Windows 7. Pois bem, agora a empresa fez isso.

“O Office 2019 Preview só pode ser instalado no Windows 10. Apenas versões do Windows 10 que estejam recebendo updates são suportadas”, aponta um documento de suporte da companhia de Redmond.

A Microsoft também já afirmou diversas vezes que o preview do Office 2019 é voltado para as organizações que planejam comprar e implementar a versão licenciada do pacote – também conhecida como “versão perpétua” – quando ela for lançada no decorrer deste ano. Em outras palavras, as empresas rodando aplicativos Office como parte de uma assinatura Office 365 não precisam se inscrever no preview.

office2019beta.jpg

Na verdade, não há razão para os assinantes do Office 365 testarem o preview, uma vez que eles já sabem o que ele oferece. Isso porque a versão perpétua do Office é construída a partir das mudanças acumuladas no componente central do Office 365, o Office 365 ProPlus, desde o lançamento do antecessor Office 2016. 

A Microsoft vai pegar a versão do Office 2016 disponível atualmente para os usuários do Office 365 ProPlus – essa edição do Office 2016 é diferente da versão “perpétua” do Office 2016 vendida em uma compra única – congelar o código, e chamá-la de Office 2019. 

No entanto, mesmo no lançamento do Office 2019, o Office 365 ProPlus ainda terá a vantagem, conforme a Microsoft. “O Office 2019 terá alguns, mas não todos os recursos que foram lançados por meio do Office 365 desde setembro de 2015 (quando o Office 2016 foi lançado)”, afirmou a companhia em um documento de suporte.

Registre-se com o Microsoft Collaborate

Apenas os clientes que possuem direito ao Microsoft Collaborate, o portal/serviço que substituiu o programa beta Microsoft Connect no ano passado, são elegíveis para o preview do Office 2019. Para se registrar com o Collaborate, os usuários precisam acessar o Microsoft Dev Center Dashboard, e ter uma conta Microsoft ou credenciais de acesso fornecidas por meio do diretório Azure Active Directory da empresa.

O ponto de partida para o registro é aqui.

Veja a seguir como acessar o preview: acesse o Dev Center Dashboard, insira os seus dados no Collaborate e clique em Overview, na barra lateral à esquerda.

Selecione Engagements na fileira de quatro opções. Em seguida, escolha Office 2019 Commercial Preview a partir da lista de “engajamentos” disponíveis – como a Microsoft chama agora um programa de preview, selecione a opção Join, aceite os termos e clique em Join mais uma vez. 

Baixe o preview e a documentação

Para acessar o preview, clique no ícone da opção Packages na barra lateral à esquerda – é o segundo de baixo para cima. Dois itens deverão aparecer então. O “Office Deployment Tool (Win32)" é um arquivo .exe de 2MB que a Microsoft notificou como a ferramenta para “...baixar e configurar o Office 2019 Preview”. Já o "Office 2019 Commercial Preview Documentation (Win32" é um arquivo de 192KB no formato .zip que inclui diversos documentos do Microsoft Word. 

Esses arquivos explicam como usar a ferramenta de implementação para instalar o preview, como o departamento de TI pode usar o System Center Configuration Manager (SCCM) para implementar o beta em diversas máquinas, como o preview será atualizado, e mais.