Nova versão do Gmail traz ganhos de produtividade e privacidade

PC World / EUA
26 de abril de 2018 - 10h00
Recursos incluem o modo confidencial, que impede que o destinatário encaminhe, copie, baixe ou imprima a sua mensagem uma vez que a receber.

Logo quando você pensava que o Google tinha esquecido completamente da versão web do Gmail, a gigante anunciou nesta semana uma nova versão do cliente, com design renovado, novos recursos e uma nova maneira de pensar sobre e-mails. Conforme sugerido por rumores anteriores, o Google liberou nesta quarta-feira, 25/4, algumas mudanças de interface e recursos para o Gmail, mas como acontece com tudo na web e no Google, pode levar um tempo até as novidades chegarem até o seu navegador. 

Logo de cara, você perceberá uma mudança visual no novo Gmail. Enquanto a interface web anterior parecia um pouco datada, o novo design dá um ar mais moderno, com botões arredondados, menus mais claros e painéis laterais flexíveis. Mas apesar de a nova interface ser bonita e intuitiva, as principais alterações estão em como você a usa e não no visual dela. 

gmail201801.jpg

Por que isso importa

Mais de 1 bilhão de pessoas usam o Gmail todos os dias, e uma boa parte dessas pessoas utiliza o cliente web do serviço para enviar e receber mensagens. Não importa se você tem uma conta no Gmail para uso profissional ou pessoal, o fato é que contar com um cliente web seguro, forte e protegido é tão importante quanto notificações push e agendamento de compromissos. Mas o pacote todo aqui representa um grande upgrade para os usuários do Gmail, especialmente o chamado modo confidencial. 

Permitir que as pessoas removam a habilidade de encaminhar, copiar, baixar e imprimir mensagens, assim como configurar datas de expiração, fará com que o Gmail seja muito mais atrativo para os usuários e empresas preocupados com privacidade.

Privacidade e produtividade

Juntamente com o design renovado, a nova interface web do Gmail também traz um foco maior em produtividade e segurança. As mudanças começam pela sua Caixa de entrada. Quando uma mensagem ou conversa tiver um anexo, você agora poderá visualizar um preview ou abri-lo sem precisar navegar pela lista de mensagens, e um atrasado botão de “soneca” te permite manter a caixa de entrada limpa. Você também pode acessar facilmente as outras ferramentas do Google, como Calendar, Keep e Tasks.

gmail201802.jpg

Mesmo que você não costume marcar compromissos no Calendar com frequência, o novo Gmail vai ficar de olho nas suas mensagens por meio de um novo recurso de “cutucada” que te lembra de responder mensagens após elas ficarem inativas por alguns dias. Além disso, a ferramenta de respostas inteligentes (“smart reply”) foi integrada ao Gmail na web para permitir respostas mais rápidas.

Mas o recurso mais legal é algo que o Google chama de modo confidencial. Aplique-o a uma das suas conversas no Gmail e o seu destinatário perderá a habilidade de encaminhar, copiar, baixar ou imprimir a mensagem uma vez que a receber. Segundo o The Verge, que teve acesso prévio à interface renovada do Gmail, “o Google faz o recurso funcionar ao não enviar diretamente o conteúdo confidencial – você está apenas enviando um link para o conteúdo, que vive na sua caixa de mensagens e é acessado pelo destinatário por meio da conta no Gmail ou, caso use outro serviço de e-mail, via https”.

É claro que sempre é possível tirar uma screenshot ou mesmo uma foto da tela com o smartphone, mas não deixa de ser uma proteção a mais. Também é possível configurar uma data de expiração para as mensagens. 

Aplicativo iOS e Android

O foco do novo update Gmail pode ser na interface web, mas o Google não esqueceu dos aplicativos móveis do seu serviço de e-mail. Uma nova atualização para o app do Gmail para iOS e Android traz novidades como notificações de alta prioridade, que te notificarão sobre mensagens importantes, e sugestões para cancelar assinaturas de newsletters.

gmail201803.jpg

Além disso, o Gmail agora irá te alertar quando uma mensagem suspeita de ser spam entrar na sua caixa de entrada, assim como o smartphone Pixel faz com ligações. 

Também há um novo aplicativo para produtividade, o Tasks. Antes parte da experiência do Gmail, o novo aplicativo mobile oferece uma interface simples e direta que te permite criar listas e agendar tarefas, configurar lembretes e adicionar subtarefas e anotações. O app também é integrado com o Gmail e com o Calendar, de modo que você pode manter toda a sua vida organizada sem precisar ficar pulando de aplicativo para aplicativo. 

Para começar a usar o Tasks, você pode baixar o novo app na App Store, da Apple, ou na Play Store, do Google. 

O novo cliente web do Gmail está sendo lançado globalmente, com os recursos previstos para chegar aos navegadores nas próximas semanas. Para verificar se você já tem acesso à atualização, clique no ícone de ferramenta, no canto direito da tela, e busque pela opção “Try the new Gmail”.