Spotify começa a liberar nova versão gratuita do aplicativo móvel

Da Redação
24/04/2018 - 14h22
Atualização traz melhor eficiência no consumo de dados e permite selecionar e pular músicas a partir de listas personalizadas

O Spotify anunciou oficialmente nesta terça-feira (24) algumas atualizações que virão para a versão gratuita do aplicativo móvel. A última vez que a experiência, digamos, "aberta" do serviço de streaming musical foi renovada se deu em 2014.

Dentro das próximas semanas, usuários da opção gratuita do Spotify poderão ter um pouco mais de controle sobre o consumo de música. Isso porque, agora conseguirão selecionar e pular faixas - mas com um porém - apenas a partir de playlists específicas com curadoria do próprio Spotify - que faz uso de algoritmos para criar tais "álbuns" sob demanda para você. 

Até então, usuários desta versão estavam restritos ao modo "shuffle", aleatório. Agora, com a nova edição do app, usuários poderão ouvir as faixas que quiserem, o quanto quiserem, contanto que elas apareçam nas 15 listas personalizadas, entre elas a Mix Diário, Descobertas da Semana e Hits do Dia. 

A atualização também apresenta uma espécie de modo de "baixo consumo", chamado de "Data Server", com o qual, segundo o Spotify, ajudará a reduzir em 75% o consumo de dados atribuído a ferramenta. 

Mas claro, há ainda uma série de limitações que contrastam com a versão Premium do Spotify. Os anúncios entre as faixas ainda estão lá e por mais que você queira pular uma música, você só conseguirá fazê-lo seis vezes em um período de uma hora. Da mesma forma, não dá para salvar álbuns inteiros ou faixas para ouvir mais tarde. A qualidade de áudio também é inferior a entregue aos usuários pagantes. 

Atualmente, o Spotify conta com uma base de 90 milhões de usuários da versão gratuita e 70 milhões de assinantes.