Facebook comprou o Twitter? 'Rumor' domina Trending Topics da rede social

Da Redação
18/04/2018 - 18h05
Hashtag coleciona mais de 25 mil menções ao assunto nesta quarta-feira; Fake news se espalhou no microblog e incomodou usuários

Ao entrar no Twitter nesta quarta-feira (18) você pode ter notado que uma hashtag no Trending Topics do microblog chama atenção para um negócio que, definitivamente, movimentaria o setor de tecnologia e das redes sociais: "o Facebook Comprou o Twitter". 

Até o final desta tarde, a hashtag #FacebookComprouTwitter já tinha mais de 25 mil menções, entre aquelas de usuários visivelmente preocupados com a possibilidade do Twitter virar um "novo" Facebook, trazendo muitos dos recursos da rede de Mark Zuckerberg e que, aparentemente, incomodam aqueles que são assíduos da plataforma concorrente. Entretanto, trata-se de uma notícia falsa. 

A fake news teria começado a se espalhar através de uma captura de tela de uma suposta matéria do G1, cuja foto traz um Mark Zuckerberg feliz abaixo da manchete "Facebook compra Twitter por US$ 30 bilhões e Mark Zuckerberg diz que irá fazer muitas mudanças". Ainda traz um link que leva para a página inicial do globo.com. O portal G1, em nenhum momento, chegou a dar a notícia, mas nem por isso deixou de ser credenciado. Claro, houveram internautas que denunciaram a mentira.

Vale lembrar que na semana passada, o CEO do Twitter, Jack Dorsey, deu declarações para afastar a especulação de que a empresa poderia ser comprada. Também na mesma semana, o Twitter anunciou o primeiro lucro trimestral e um aumento surpreendente na receita no quarto trimestre de 2017. Tais resultados teriam incentivado analistas a recuperarem rumores de um possível acordo de compra da rede social, mas definitivamente o Facebook - que ainda precisa lidar com toda a repercussão sobre o escândalo da Cambridge Analytica e o uso indevido de dados de milhões de usuários - não anunciou nenhum acordo para colocar a concorrente sob seu portfólio.

Facebook-Twitter-1