Saiba se o Facebook compartilhou seus dados com a Cambridge Analytica

PC World / EUA
10/04/2018 - 11h50
Rede social liberou ferramenta que revela se você e seus amigos realizaram o quiz "This is Your Digital Life", que coletou dados de 87 milhões de usuários.

Os seus dados do Facebook foram compartilhados com a Cambridge Analytica? A empresa de pesquisas políticas coletou as informações pessoais de cerca de 87 milhões de usuários - de olho em eleitores dos EUA - por meio de um quiz de personalidade chamado “This is Your Digital Life” que retirou dados de você e dos seus amigos na rede social. 

A revelação do caso há algumas semanas impulsionou grandes mudanças na maneira como o Facebook lida com aplicativos de terceiros, e a rede social recentemente começou a notificar os usuários que tiveram as suas informações compartilhadas.

Como verificar

Caso você não tenha visto o aviso do Facebook no Feed de Notícias, é possível verificar se os seus dados foram compartilhados com a Cambridge Analytica ao fazer login na rede social e visitar essa página de ajuda

A seção intitulada “Minhas Informações Foram Compartilhadas?” explica se você e seus amigos realizaram o quiz problemático em questão – mas o site não revela os nomes de quais amigos fizeram isso.

Outros apps

Aproveitando que está nisso, tire um tempo para verificar para quais outros apps você liberou acesso a sua conta no Facebook, e então desabilite aqueles que não são mais necessários.

Todo esse escândalo da Cambridge Analytica mostra o quanto é importante ficar de olho nos aplicativos que se conectam com as suas contas nas redes sociais. Proteger os seus dados pessoais é mais complicado do que apenas contar com um app de antivírus e usar um gerenciador de senhas.

Facebook e privacidade

Curioso para saber o que o próprio Facebook sabe sobre você? Veja aqui como baixar os seus dados da rede social, e, caso se sinta desconfortável, esse especial mostra como apagar, desabilitar ou limitar a sua conta no Facebook.