Facebook e Agência Lupa firmam parceria para checar fake news nas eleições

Da Redação
02/04/2018 - 18h09
Iniciativa também contemplará bot no Messenger que visa informar melhor o eleitor sobre o processo democrático

A Agência Lupa anunciou nesta segunda-feira (2) uma iniciativa dedicada exclusivamente à checagem de conteúdos relacionados às eleições deste ano no Brasil. Batizado de Projeto Lupe!, o programa conta com o apoio do Facebook e se divide em quatro partes. Segundo a própria Lupa, a iniciativa traz para o país uma tecnologia que já foi testada, em períodos eleitorais, por outros membros da International Fact-Checking Network (IFCN), a rede de checadores da qual a agência faz parte.

“Quando as pessoas estão bem informadas, elas podem tomar decisões mais acertadas. Queremos ajudar os eleitores a encontrar dados corretos sobre aqueles que poderão vir a ser os líderes do país”, afirmou a diretora da agência, Cristina Tardáguila, por meio de comunicado.

A iniciativa também contempla um bot no Messenger que visa informar melhor o eleitor sobre as eleições e afastar mitos e inverdades no processo democrático.

Fake news em pauta

O Facebook tem concentrado esforços para endereçar as chamadas fake news, sob críticas de que a plataforma ajudou a propagar notícias falsas que teriam influenciado o resultado das eleições norte-americanas em 2016. Segundo a líder de parcerias com veículos de mídia do Facebook para América Latina, Cláudia Gurfinkel, a parceria com a Agência Lupa e outras organizações vêm ao encontro deste problema."Queremos, ao mesmo tempo, reduzir a desinformação e promover conteúdo jornalístico de alta qualidade na plataforma”, disse Cláudia. “O combate à desinformação é um desafio de toda a sociedade", completou. 

A Lupa informa que desde 2015 já verificou o grau de veracidade de mais de 3 mil frases - a grande maioria relacionada à política. O novo projeto será hospedado na Página da Agência Lupa no Facebook e se dedicará às seguintes ações:

1. Verificação de declarações de candidatos à Presidência, durante o período eleitoral, com a publicação de checagens em formato de textos e vídeos (20 boletins). As declarações feitas por candidatos a governador também serão verificadas, em formato de texto. "Todos os candidatos terão direito a se manifestar nas análises publicadas", informou a agência;

2. Um bot no Messenger confrontará palavras-chave nas perguntas feitas pelas pessoas à ferramenta com as checagens que integram o acervo da Agência Lupa. Em seguida, apresentará um resumo breve sobre a conclusão da verificação (verdadeiro, falso, exagerado etc.) e links onde o eleitor pode encontrar mais dados sobre aquele tema. A Agência Lupa selou uma parceria com o AppCívico para trazer ao Brasil um sistema tecnológico inspirado no que a plataforma de fact-checking Les Decodéurs/Le Monde usou durante as eleições presidenciais da França em 2017. A ideia é que o bot também possa ser usado por outros veículos de imprensa, em suas Páginas no Facebook. A tecnologia ainda está em desenvolvimento. 

3. Espaço dedicado a checagens de boatos que se repetem e historicamente afetam a reputação e as biografias de presidenciáveis. O levantamento de “mitos-zumbis” será feito junto a equipes de campanhas e aos próprios candidatos. A Agência Lupa será responsável pelo processo de verificação e distribuição do conteúdo.

4. Checagem de informações sobre as regras eleitorais brasileiras, a partir de levantamento feito pelos checadores da Lupa com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). O objetivo é esclarecer boatos como “voto em branco vai para quem tem mais votos” e “se mais de 50% dos eleitores anularem o voto, a eleição precisa ser refeita”.