EUA devem exigir a apresentação de redes sociais de quem solicitar visto

Da Redação
02/04/2018 - 14h56
Administração de Donald Trump apresentou plano que visa estender obrigatoriedade a todos visitantes, independente do motivo e duração da viagem

Os Estados Unidos pretendem tornar obrigatória a apresentação de perfis em redes sociais para aqueles que solicitarem visto para entrar no país norte-americano.

A Administração do presidente Donald Trump estudava incorporar tal exigência aos estrangeiros que solicitassem visto de imigração. No entanto, na última sexta-feira (30), o governo apresentou um plano que visa estender a medida a todos, independente do motivo e da duração da viagem.

Sob essa nova proposta, visitantes que quiserem viajar ao país deverão informar sobre todos os perfis que tiveram nas redes sociais nos últimos cinco anos, um número que pode chegar a 20 plataformas, que vão desde o Facebook, Twitter, Instagram a LinkedIn e Flickr. E não somente isso, o governo pretende exigir também endereços postais, eletrônicos e números de telefones usados nos cinco anos anteriores ao pedido de visto. A exceção cabe a diplomatas e aos viajantes que não precisam de visto. 

A medida é polêmica e levantou preocupações de associações pela defesa dos direitos civis, que defendem que tal exigência limitaria a liberdade de expressão de cidadãos. Uma vez que as pessoas poderão se sentir recuadas em expressarem suas opiniões políticas.

Em comunicado, o departamento de Estado dos EUA defendeu que a proposta visa "manter fortes níveis de controle aos solicitantes de visto" e que se trata de uma prática dinâmica que deve se adaptar aos riscos emergentes. 

Desde que assumiu a presidência, Trump tem sido categórico em suas promessas de aumentar o controle sobre a entrada de estrangeiros no país, sob a justificativa de tentar identificar possíveis extremistas.