Microsoft expande patches contra Spectre e Meltdown para Windows 7 e 8.1

PC World / EUA
13 de março de 2018 - 18h20
Empresa de Redmond também anunciou que vai arquivar os microcódigos das correções para os chips Skylake, Kaby Lake e Coffee Lake, da Intel

A Microsoft anunciou nesta terça-feira, 13/3, que expandiu os seus esforços contra as vulnerabilidades Meltdown e Spectre em duas direções: ao fornecer patches para o Windows 7 e o Windows 8.1, e ao arquivar os microcódigos das correções para os chips Skylake, Kaby Lake e Coffee Lake, da Intel. Isso porque os donos de PCs precisam tanto dos patches do sistema operacional quanto do processador para proteger as máquinas contra as falhas de CPU em questão. 

Até então, os esforços da Microsoft contra a Spectre e a Meltdown estavam focados em fornecer os updates mais recentes para o Windows 10, seu sistema mais novo – lançado originalmente em 2015. Nesta semana, a empresa de Redmond começou a adicionar suporte para os anteriores Windows 7 Service Pack 1 e Windows 8.1 pelo Windows Update e pelo seu catálogo de patches arquivados. No entanto, há uma “pegadinha”: apenas as versões 32-bit dos sistemas estão incluídas neste pacote de soluções - pelo menos por enquanto.

A Microsoft também disse que começou a arquivar os microcódigos dos patches que suportam os chips Kaby Lake e Coffee Lake, que fazem parte da linha microprocessadores Intel Core. A companhia já tinha começado a arquivar patches contra as falhas para os chips Skylake nas últimas semanas.

O que isso significa para você

Os esforços mais recentes da Microsoft simplesmente disponibilizam os patches contra as falhas Meltdown e Spectre para mais usuários de PCs. Sim, a maioria dos usuários Windows  e 8.1 provavelmente rodam versões 64-bit do sistema. Mas a abordagem passo-a-passo da Microsoft para aumentar o suporte aos patches também significa que você provavelmente pode esperar por mais processadores da Intel na lista, assim como as versões 64-bit do Windows 7 e 8.1 nas próximas semanas.

Como sempre, a melhor maneira para se proteger contra a Spectre, a Meltdown e outras vulnerabilidades de segurança é aplicando os patches aos seus PCs.