Apple adquire aplicativo Texture, o 'Netflix das revistas digitais'

Da Redação
12/03/2018 - 14h52
Negócio assume uma lacuna que o Facebook tem deixado para trás com distribuição de notícias; Termos do acordo não foram divulgados

A Apple informou nesta segunda-feira (12) a aquisição do aplicativo Texture, considerado uma espécie de "Netflix das revistas digitais". Ao assinar o serviço por US$ 10 ao mês, o usuário tem acesso ilimitado a mais de 220 publicações, entre elas as revistas People, Vanity Fair, Vogue e The New Yorker. 

A compra é a última aposta da Apple em construir uma plataforma de conteúdo e, de certa forma, assume uma lacuna que o Facebook tem deixado para trás. Em janeiro deste ano, a rede social anunciou mudanças em seu algoritmo que acabaram eclipsando o compartilhamento e distribuição de notícias.

"Nós estamos animados que a Texture irá se juntar a Apple, assim como um catálogo impressionante de revistas das principais editoras do mundo", disse Eddy Cue, VP Sênior para Internet Software & Services da Apple. "Nós estamos comprometidos com o jornalismo de qualidade a partir de fontes confiáveis e permitir que revistas mantenham produzindo histórias envolventes e lindamente desenhadas para leitores". Os termos da aquisição e valores do negócio não foram anunciados. 

Por enquanto, a Apple não informou se a aquisição irá resultar no descontinuamento dos apps existentes da Texture. Atualmente, a aplicação está disponível em uma variedade de plataformas, incluindo Android e Windows 10. 

Segundo informações do Financial Times, com o acordo a Texture se integrará ao aplicativo de notícias da Apple, lançado em 2015. O app faz uso de notificações push e alertas via e-mail para entregar artigos de tópicos e publicações que os usuários seguem. 

Vale ressaltar que a abordagem da Apple para o seu app News confia em editores humanos ao invés de algoritmos. No ano passado, a companhia de Cupertino contratou a ex-editora executiva da New York Magazine, Lauren Kern, para ser a primeira Editor in Chief do aplicativo.