E-commerce brasileiro deve crescer 12% em 2018 e movimentar R$ 53,5 bilhões

Da Redação
08/03/2018 - 19h30
Projeções são do relatório Webshoppers 37, divulgado nesta quinta-feira pela Ebit. Mais de 60 milhões de consumidores farão compras online este ano

O e-commerce brasileiro deverá continuar apresentando um crescimento nominal acelerado, de 12%, com faturamento de R$ 53,5 bilhões em 2018. As projeções são do relatório Projeções são do do relatório Webshoppers 37, divulgado nesta quinta-feira pela Ebit. Mais de 60 milhões de consumidores farão compras online este ano, impulsionando o setor.

Assim como já aconteceu em 2017, o aumento do número de pedidos deverá ser o principal indutor de crescimento. No auge da crise, em 2015 e 2016, a expansão do faturamento teve como vetor o aumento dos preços, que impactou em um tíquete médio mais alto. Em 2017, a cesta de produtos do e-commerce registrou deflação (de acordo com o Índice FIPE Buscapé), o valor médio gasto pelo consumidor aumentou em menor proporção, fechando em R$ 429, expansão de 3%.

Ainda em relação ás projeções para 2018, a Ebit acredita que o valor do tíquete médio deverá ficar próximo a de R$ 446, variação de 3,8% em relação ao ano anterior, impulsionado pelo aumento de vendas de televisores. E volume de pedidos no e-commerce deverá ser 7,7% maior em 2018, atingindo um total de 119,7 milhões de pedidos.

De acordo com o relatório, o ano de 2017 também foi marcado pela consolidação das vendas por meio de marketplaces. Levando-se em conta o mercado total de bens de consumo, incluindo sites de artesanato e sites de vendas de produtos novos/usados, o setor registrou um crescimento de 21,9% em 2017, atingindo R$ 73,4 bilhões.

Para 2018, a expectativa é a de que o bom desempenho dos marketplaces também continue a ser um fator indutor para o e-commerce nacional.

“O sucesso do modelo de marketplace no Brasil depende da equalização de três fatores fundamentais, que são a fácil e rápida integração de lojistas, gestão da qualidade de atendimento e serviços destes parceiros e excelência nos processos operacionais para gestão de estoque, frete e entrega, garantindo assim uma melhor experiência para os consumidores”, explica André Dias, Diretor Executivo da Ebit.

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Desempenho em 2017
De acordo com a Ebit, em 2017 o faturamento do comércio eletrônico foi de R$ 47,7 bilhões. O número representa um crescimento nominal de 7,5% em relação a 2016, quando foram registrados R$ 44,4 bilhões. Mais de 55 milhões de consumidores fizeram pelo menos uma compra virtual no ano passado. Um aumento de 15% em relação à 2016.

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Entre os destaques do ano passado estão o aumento das vendas através dos dispositivos móveis e a gratuidade no frete. Varejistas aumentaram a oferta de frete grátis nas compras online. Entre o 4T16 e o 4T17 houve um aumento de 6 pontos percentuais (36% para 42%), influenciado pelo incentivo ao uso de aplicativos e retirada em lojas físicas de produtos.

Em 2018, vendas móveis responderão por mais de 30% do total
Em 2017, 27,3% das compras foram realizadas via smartphones ou tablets. Este ano,a participação deverá apresentar um crescimento robusto, passando a representar 37% das compras no último trimestre.

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Outro destaque para o setor foram as compras à vista ou em até três parcelas. Em 2016, 42,2% das compras tiveram pagamento à vista e em 2017 esse número aumentou, chegando a 49,8% do total de compras. De acordo com o relatório, a venda à vista continua aumentando e já podemos dizer que quase metade de todas as vendas online foram com pagamento sem parcelamento.

A categoria de Moda e Acessórios manteve a liderança e aumentou a sua participação nas vendas. Mas a categoria de Telefonia/Celulares atingiu a primeira posição em relação a faturamento. Destaque também para alimentos e bebidas, que entra pela primeira vez no ranking das dez principais categorias do e-commerce.

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Cross Border
Apesar da queda percentual de consumidores que compraram fora do Brasil em 2017, o número de consumidores ativos (que fizeram pelo menos uma compra) cresceu 6% no ano. Mais de 22 milhões de brasileiros fizeram compras em sites internacionais e gastaram, em média, US$36,8 (cerca de R$117,8).

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A Ebit está presente no mercado brasileiro desde 2000, e acompanha a evolução do varejo digital no País desde o seu início, sendo uma das grandes referências em inteligência competitiva para o e-commerce. Através de um sofisticado sistema, que coleta dados diretamente com o comprador on-line, a Ebit gera informações detalhadas sobre o mercado diariamente. São mais de 10 mil pesquisas respondidas por dia, 25 mil lojas avaliadas até o momento e 30 milhões de pesquisas acumuladas desde 2001.