Microsoft hospedará patches da Intel para Spectre e Meltdown em seu site

PC World / EUA
02 de março de 2018 - 09h00
Antes disso, a empresa de Redmond já vinha publicando patches para Windows e para os aparelhos da sua linha Surface.

Se você está preocupado sobre conseguir receber os patches de BIOS contra as falhas de CPU Spectre e Meltdown para um PC que você tenha construído, agora há uma solução mais simples: isso porque a Microsoft começou a fornecer essas soluções por meio de um arquivo no seu site.

Nos últimos meses, a publicação das mitigações contras as vulnerabilidades em questão vem seguindo um padrão tradicional: a Microsoft publica patches para o Windows por meio do Windows Update, as empresas de segurança atualizam seus softwares de antivírus, e por aí vai. A Intel também desenvolve patches por conta própria, como fez nesta semana com as CPUs Haswell e Broadwell. Mas, ao contrário da Microsoft, a Intel não publica essas soluções diretamente para os usuários finais – em vez disso, ela usa a sua rede de fabricantes de PCs e placas-mãe para distribuir essas soluções, após cada empresa realizar os testes apropriados.

A Microsoft acaba ficando em uma área entre esses dois segmentos. A companhia de Redmond vem sendo responsável por publicar patches contra o Meltdown e o Spectre para o Windows, enquanto também distribui os patches criados pela Intel para os seus produtos Surface. Agora a Microsoft vai hospedar tanto os seus próprios patches como os da Intel.

Atualmente, os microcódigos arquivados no site da Microsoft representam apenas uma fração dos patches da Intel disponíveis (que até o momento cobrem as séries de processadores Skylake H, S, U e Y). Os microcódigos estão disponíveis como parte de um patch para a versão 1709 (Creators Update) do Windows 10: KB4090007, que será armazenada como parte do Catálogo de Updates da Microsoft. É uma atualização separada, o que significa que não será parte da publicação de um update seguinte.

O que ainda não está claro é se a Microsoft também vai liberar os microcódigos da Intel por meio do Windows Update, seu mecanismo tradicional de distribuição para patches de segurança. Historicamente, o Windows Update oferece uma opção para permitir que os usuários recebam patches para outros hardwares dentro ou conectados ao seus PCs, e não apenas do Windows. Parece que a Intel está pegando carona na rede da Microsoft para impulsionar a chegada dos patches contra o Spectre aonde eles precisam estar, e de maneira rápida.