Falha em bolsa japonesa permitiu entregar bitcoins de graça para clientes

Da Redação
22/02/2018 - 09h45
Operadora Zaif informou que erro em sistema permitiu compras de bitcoin sem pagar o valor em ienes durante 20 minutos

Por um breve período de tempo uma falha em uma bolsa japonesa de criptomoedas permitiu que clientes comprassem bitcoins gratuitamente. Mas, segundo informações da Reuters, nenhum deles conseguiu lucrar com o ocorrido.

A bolsa Zaif informou que um erro em seu sistema ocorrido no dia 16 de fevereiro permitiu que os clientes comprassem bitcoin sem pagar o valor em ienes durante 20 minutos. Após descobrir o erro, a empresa cancelou os negócios.

Vale lembrar que a operadora não é a primeira de origem japonesa a enfrentar problemas. No caso, a Coincheck passou por uma falha muito mais grave, quando no mês passado US$ 530 milhões em moedas digitais de seus clientes foram roubados. 

Tanto Zaif quanto Coincheck estão entre as 16 plataformas registradas pelo governo japonês, que no ano passado permitiu que continuassem operando sem um registro completo.

Em 2016, o Japão lançou o primeiro sistema mundial de supervisionamento do comércio de criptomoedas, com objetivo de proteger clientes e eliminar os usos ilegais de moedas digitais, ao mesmo tempo em que buscava sustentar um setor jovem e promissor. No entanto, o roubo e a falha da Zaif questionam se o sistema japonês de supervisão é realmente eficaz.