Bitcoin: como e onde você pode comprar com a criptomoeda

Sean Bradley - Techadvisor/Reino Unido
14/02/2018 - 11h56
O número de locais que aceita bitcoins tem aumentado nos últimos meses; confira dicas para aproveitar os benefícios da moeda digital mais popular do mundo

A aventura do bitcoin continua, com mais altos e baixos do que uma caminhada em uma cordilheira. A moeda digital tem sido um item constante nos noticiários nos últimos meses, por isso achamos que podemos explicar como você realmente pode investir e gastar.

Confira algumas dicas para aproveitar os benefícios do bitcoin.

Onde posso gastar o bitcoin?

Você pode gastar o bitcoin em uma quantidade surpreendente de lugares, e um número que só aumenta à medida que o tempo passa e a criptomoeda se torna uma parte maior da vida cotidiana.

No Brasil, o portal NegocieCoins preparou uma lista com lojas e serviços que aceitam bitcoin no Brasil. A maioria dos lugares mostrará se eles aceitam o bitcoin com um sinal, já que ainda é uma novidade - então, se você estiver se perguntando e ver uma placa com um "B" brilhante fora de uma loja, você saberá o que isso significa.

Outra maneira de garantir que você possa usar seu bitcoin para comprar itens é por meio do Zeek. O site permite que você compre cartões de presente e permite que você pague com bitcoin entre a maioria dos outros métodos de pagamento regulares.

Como posso gastar o bitcoin?

O ato de gastar diretamente bitcoin pode ser um pouco mais difícil, já que a velocidade de transação da rede é notoriamente lenta devido a uma grande quantidade de usuários. Isso deve ser corrigido com a próxima atualização da Lightning Network, mas até então você pode ter que usar uma opção mais lenta. 

O Shakepay é uma carteira que permite que você transfira o bitcoin para moedas tradicionais (como USD, GBP e EUR) em tempo real. Isso facilita a transferência do seu bitcoin para a moeda mais fácil de gastar e, em seguida, pagar pelo seu serviço. 

Embora seja possível pagar por serviços com o bitcoin, a tecnologia em que foi construída está lutando para acompanhar a demanda colocada sobre ela pelo grande fluxo de usuários. Existem várias outras moedas que estão tentando resolver este problema, como Nano (XRB) e LiteCoin (LTC), mas nenhuma delas ainda tem o reconhecimento conquistado pela marca bitcoin.