64% dos brasileiros compram online produtos que viram em lojas físicas

Da Redação
02/01/2018 - 17h15
Estudo da Criteo mostra que 79% dos consumidores são omnishoppers e utilizam vários dispositivos, canais e plataformas para fazer compras

O estudo The Shopper Story 2017, da Criteo, empresa de tecnologia para commerce marketing, mostra que 79% dos consumidores brasileiros são omnishoppers e utilizam uma variedade de dispositivos, canais e plataformas para buscar, selecionar e comprar produtos.

Como método de seleção de produtos, a pesquisa identificou que a maioria dos brasileiros adota o showrooming - quandoo cliente tem o primeiro contato com o produto na loja física, mas compra online. Segundo a Criteo, 64% dos consumidores percorrem esse caminho ocasionalmente e 29% o fazem com frequência. No sentido contrário, 62% dos brasileiros aderem eventualmente ao webrooming, pesquisando pela Internet e comprando no varejo tradicional. Os que fazem isso regularmente somam 20%.

“Com a popularização dos smartphones, os consumidores passaram a ter liberdade para buscar informações sobre produtos e comprar online de qualquer lugar, inclusive de dentro da loja física do varejista. Dessa forma, a decisão de onde, quando e como comprar depende de diversos elementos, como comodidade, facilidade e, claro, preço. É por isso que uma estratégia de marketing bem sucedida precisa focar no cliente e não no canal de vendas ou dispositivo. As empresas que têm essa compreensão certamente saem na frente num mercado cada vez mais competitivo”, explica Alessander Firmino, diretor geral da Criteo para o Brasil e América Latina. 

Segundo a Criteo, os omnishoppers gastam em média 7% a mais no ambiente online e 44% a mais no varejo tradicional do que os compradores que ainda não aderiram ao uso de múltiplos canais. Globalmente, mais de três quartos dos consumidores já estão engajados no omnichannel.

Smartphone no centro

O ambiente móvel é agora um ponto crítico para a decisão de compra.  O smartphone tem cada vez mais o papel de vitrine e ponto de venda para os brasileiros, e sites e apps móveis substituem gradualmente a televisão e outras formas de publicidade off-line como geradores de consciência de marca. 54% dos brasileiros afirmam já terem comprado no site do varejista utilizando o smartphone, enquanto estavam dentro da loja física desse mesmo varejista. 

No Brasil, 68% dos consumidores que já tem um produto em mente iniciam a pesquisa em sites e não em mecanismos de busca. Entre aqueles que sabem exatamente o que querem, este índice é ainda maior: 73%. Mesmo os que não procuram por um produto específico tendem a começar a jornada desta forma, com 51% afirmando entrarem  primeiro no site do varejista. 

Os consumidores são tão propensos a comprar por impulso no ambiente online como são nas lojas físicas. No Brasil, as categorias mais compradas pela Internet, nesses casos, são Vestuário (83%), Brinquedos & Games (78%), Beleza & Sáude (67%), Produtos para Casa (66%) e Eletrônicos (62%). 

Em relação a abordagem, 56% dos omnishoppers brasileiros gostam de receber anúncios de retargeting, especialmente quando há a possibilidade de obter descontos maiores para os produtos que pretendem comprar. Já 29% gostam deste tipo de comunicação porque funcionam como um lembrete dos itens que estão considerando adquirir. 

O estudo Shopper Story 2017 foi supervisionado por um pesquisador independente e conduzido usando o painel global da Research Now, com 10 mil consumidores de idades entre 16 e 65 anos nos EUA, Japão, Reino Unido, Alemanha, França e Brasil. Todos os participantes são consumidores multicanal que navegam online diariamente e possuem um smartphone.