Airbnb testa realidade virtual para oferecer nova forma de visualizar anúncios

Da Redação
12/12/2017 - 12h09
Plataforma de hospedagem também testa recursos de realidade aumentada. Ideia é oferecer novas formas de imersão para usuários antes e depois das viagens

O Airbnb está desenvolvendo um recurso de realidade aumentada e virtual que visa ajudar usuários do serviço a experimentarem os anúncios de hospedagem de uma outra perspectiva antes de reservarem um quarto, uma casa ou um apartamento, informou a companhia em seu blog.

"Uma vez que essas tecnologias estão em seus estágios iniciais, nosso trabalho é focado em experimentar e prototipar para encontrar novas formas de melhorar a experiência para a nossa comunidade", escreveu a empresa. 

No caso das novas tecnologias, o Airbnb prevê seu uso de formas distintas. A experiência em realidade virtual seria útil antes de uma viagem e a realidade aumentada durante. 

No processo de organizar uma viagem, por exemplo, a ideia da empresa é que a realidade virtual daria aos usuários a oportunidade não só de explorar as locações, mas também de ajudar a planejar experiências. "Poderia permitir as pessoas a se conectarem com seus destinos, anfitriões e amigos", sugere o Airbnb. "Fotos em 360 graus permitem que alguém entre dentro de uma casa ou de uma cidade e entenda o que esperar e como se orientar antes de deixar o conforto de suas próprias casas".

A realidade virtual, diz o Airbnb, poderia permitir que hóspedes compartilhem mais que e-mails e mensagens quando planejarem uma viagem. "Ao invés disso, eles poderiam compartilhar um mundo virtual juntos, visitando destinos e opções de hospedagem enquanto interagem de uma forma mais natural". 

Já em relação a realidade aumentada, a plataforma de hospedagem alternativa acredita que ela seria útil para usuários compreenderem idiossincrasias do imóvel que, poderiam muito bem ser escritas em um manual de papel, mas que da outra forma seria menos estressante e "transformativa". 

A ideia aqui sugerida pela empresa é que pode ser estressante quando alguém não sabe como destravar a porta ou ligar a água quente para um chuveiro ou ainda quando estiver perdido e tudo for em um idioma estrangeiro.

Em seu post, o Airbnb deixa claro que as tecnologias ainda estão sendo testadas dentro da empresa. A companhia não informa nenhuma previsão de quando um aplicativo de realidade aumentada e virtual seria lançado no mercado para usuários.