Google lança app gratuito para gerenciar dados de Internet no celular

Carla Matsu
30/11/2017 - 09h09
Datally permite que usuários controlem o uso de dados em aparelhos Android. Ferramenta também traz recurso para encontrar Wi-Fi público em redes próximas

Nem todos os usuários têm consciência de quanto os aplicativos consomem do plano de dados de seus smartphones. Mas a conta geralmente perturba quando a operadora sinaliza com um incômodo sinal de exclamação que não é possível mais navegar a não ser que você contrate mais megabytes. 

Em evento que reuniu jornalistas no escritório do Google, em São Paulo, nessa quarta-feira (29), o engenheiro de software da companhia, Fabian Schlup, lembra que muitos usuários sabendo dessas limitações preferem até mesmo colocar os aparelhos em modo avião para depois habilitá-los quando melhor convier. Para endereçar tais dificuldades, o Google desenvolveu um aplicativo que tem como função ajudar usuários a entender seus dados móveis.

Batizado de Datally, o app para Android permite, entre algumas funções, visualizar o quanto cada aplicativo consome de dados móveis e controlar de forma consciente este uso. A aplicação é uma versão mais sofisticada para o que o Android já demonstra na função "Uso de Dados", encontrada nas configurações do celular.

Para o Google, o aplicativo tem uma função especialmente importante para conquistar o próximo bilhão de usuários que pensam constantemente no consumo de dados, mas não sabem exatamente como os usam, nem sentem estar no controle para conseguir direcioná-los a apps que realmente gostariam.

datally_gerenciar1

Há quatro recursos principais que o Datally entrega ao usuário. O primeiro deles diz respeito a própria economia de dados, permitindo gerenciá-los em cada aplicativo, de modo independente. Segundo o Google, nos testes do Datally, houve uma economia   de   até   30%   dos   dados   móveis,   dependendo   do   modo   de   uso.

Outra função diz respeito ao controle. Quando ativada, esta função mostrará ao usuário, que estiver rodando um aplicativo ou site, uma bolha na tela com o consumo de dados em tempo real, além de oferecer a opção de determinar, facilmente, quanto de dados vai para cada aplicativo, como se fosse um velocímetro.

O Datally também permite criar alertas personalizados sobre o consumo de dados, permitindo visualizar o uso diariamente, semanalmente   ou   mensalmente.

datally-2

Por fim, a ferramenta apresenta a função de encontrar redes de Wi-Fi próximas, avaliadas pela comunidade de usuários do Datally, com base em sua própria experiência. 

O aplicativo se encontra para download gratuito no Google Play. O Datally funciona em todos os smartphones com Android 5.0 (Lollipop) ou versão superior. Segundo o Google, ainda não há uma previsão de lançar a ferramenta para aparelhos iOS.