Especial: 12 dicas para compra on-line de passagens e pacotes de viagem

Da Redação
10 de novembro de 2017 - 11h30
Segmento de turismo on-line cresceu 73% entre 2012 e 2016, de acordo com a camara-e.net, que reuniu sugestões e dicas para evitar golpes e problemas.

Reservar as viagens pela Internet tornou-se uma prática cada vez mais comum no Brasil nos últimos anos, tendo crescido cerca de 73% entre 2012 e 2016, de acordo com dados Câmara Brasileira Comércio Eletrônico (camara-e.net).

Por conta disso, a instituição montou um guia especial com 12 dicas para planejar sua próxima viagem pela Internet com cuidado, evitando possíveis golpes e ataques.

Tome cuidado com promoções muito tentadoras – Como diz o ditado, "não existe almoço grátis". Um valor muito baixo de um pacote pode significar mais dores de cabeça do que prazeres no final do dia.

Observe cuidadosamente os links recebidos por e-mail antes de abri-los - Se possível, após receber a promoção, digite o endereço da operadora de turismo diretamente no navegador e então procure pela oferta mencionada.

Verifique se o seu cartão de crédito possui benefícios de viagem como: seguros, isenção de taxas extras em função da anuidade, pontos acumulados em milhagens etc.

Pesquise promoções disponíveis e compare preços, o que está incluído, condições de compra e utilização, duração, formas de pagamento, tipo de hospedagem, tipo de bilhete aéreo, restrições para troca de bilhete ou cancelamento de hospedagem, horário de voo, conexões e serviços.

Cheque a idoneidade do site onde a compra será feita: consulte a situação cadastral da empresa no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br) e observe também informações como a razão social, CNPJ e se ela tem certificado digital válido.

Pesquise sobre a reputação da loja virtual: o Procon atualiza constantemente uma lista com sites que devem ser evitados: (sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php). 

Consulte também sites de reclamação, fóruns de discussão e redes sociais para ver o que outros consumidores falam daquela empresa. 

Aproveite chats online e telefone de contato da loja para tirar todas as suas dúvidas antes de concluir a compra.

Certifique-se de que a loja possui conexão de segurança nas páginas em que são informados dados pessoais e financeiros. Essas páginas iniciam-se por http:// e o "ícone do cadeado" deve aparecer no canto superior ou inferior direito do navegador. Clique no cadeado e observe se a informação do certificado corresponde ao endereço na barra de navegação do computador. Essa segurança vale tanto para compras realizadas pelo computador, quanto para dispositivos móveis.

Observe todas as condições da compra antes de fechar o negócio: validade de promoções, condições de voos, vouchers de hospedagem, aluguel de veículo, condições de check in, seguros extras e serviços adicionais.

Confirme sua hospedagem diretamente com o hotel antes de embarcar. Ligue, mande e-mail e peça o envio de e-mail de confirmação.

Imprima todos os passos da compra, inclusive e-mails e recibos de confirmação e de pagamento. 

Entre em contato com o site caso seja cobrado indevidamente. Se não for ressarcido, entre em contato com o cartão de crédito e, se necessário, procure o Procon ou o Juizado de Pequenas Causas.