Rompimento de cabos afeta telefonia e Internet no Norte e Nordeste

Da Redação
27 de outubro de 2017 - 17h24
Rompimento de cabos de fibra ótica no começo da semana deixou muitas pessoas sem serviços em estados como Acre, Rondônia, Maranhão e Pará.

O rompimento de cabos de fibra ótica afetou os serviços de telefonia e Internet em estados das regiões Norte e Nordeste do país desde a última terça-feira, 24/10, segundo informações da Agência Brasil. De acordo com a Anatel, os clientes que tiveram seus serviços interrompidos por conta disso deverão ser ressarcidos pelas operadoras responsáveis mesmo que essa interrupção tenha sido causada por terceiros.

O pior caso aconteceu no Acre, onde ocorreu um ‘apagão geral’ das telecomunicações nos dias 25 e 26 de outubro. “Todas as operadoras ficaram sem sinal de telefonia em todo o estado, ocasionando uma série de prejuízos aos serviços públicos, às empresas e aos consumidores em geral”, afirma o diretor do Procon do estado, Diego Rodrigues, que já notificou as operadoras para que informem as causas desse problema em larga escala.

O diretor destaca que essas interrupções de serviço são frequentes no estado. “Até o momento, o que sabemos, extraoficialmente, é que teria havido o rompimento de um cabo. Mas aguardamos por um posicionamento oficial e, de acordo com as respostas, instauraremos um processo administrativo que pode resultar na aplicação das multas previstas no Código de Defesa do Consumidor.”

Procurada pela Agência Brasil, a Oi que todos os casos de interrupção de serviço nas regiões nesta semana, incluindo os estados do Maranhão e Pará, foram causados “rompimento de cabos de fibra ótica da operadora, causado por terceiros”.

A Anatel também confirmou nesta semana que recebeu notificações diárias relativas a rompimentos de fibras óticas. Os últimos quatro casos registrados nas regiões Norte e Nordeste ocorreram na manhã de terça-feira, 24/10, em Rondônia

Problema frequente

Segundo Fernando Gobbi, coordenador de projetos da CPqD, instituição que atua com pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de informação e comunicação, o rompimento de cabos de fibra ótica é algo frequente e que pode ser causado por várias razões. “Há muito problema com o rompimento de cabos, seja provocado por construções e serviços de terraplanagem, seja porque ladrões os confundem com os que têm fios de cobre e os roubam. Para evitar a interrupção dos serviços, as empresas costumam usar um sistema de proteção que permite que os sinais sejam desviados para outras vias quando uma fibra se rompe. Mas quando ocorre o duplo rompimento, a interrupção é inevitável.”