Alphabet inicia testes de carros autônomos em Michigan

Da Redação
26 de outubro de 2017 - 13h24
Objetivo é testar tecnologia autônoma sob as extremas condições que o estado ao norte dos Estados Unidos oferece, incluindo pistas com neve e granizo

A unidade de carros autônomos da Alphabet, a Waymo, está expandindo seus testes para o estado de Michigan. 

As novas rotas têm um propósito especial para a Alphabet. O gelado estado, localizado na região norte-nordeste dos EUA, oferece condições extremas para a companhia testar a resposta e as habilidades dos radares e câmeras dos automóveis para pistas cobertas de neve, granizo e gelo. 

"Para motoristas humanos, a combinação de condições de inverno afeta a sua visão e a forma como o veículo lida com a estrada. O mesmo acontece com os carros autônomos", ressalta John Krafcik, CEO da Waymo, em post publicado no blog da empresa. "Nosso objetivo final é chegar a carros integralmente autônomos que operem de forma segura e tranquila sob todos os tipos de condições e ambientes", completou.

Michigan será o sexto estado nos Estados Unidos onde a companhia leva seu projeto de veículos sem motorista, depois da Califórnia, Texas, Nevada, Arizona e Washington. 

Em maio de 2016, a Waymo já tinha inaugurado um centro de desenvolvimento em Novi, Michigan, trabalhando com a Fiat Chrysler para integrar a tecnologia da startup nas minivans Chrysler Pacifica Hybrid. 

A nova área de teste da Alphabet acontecerá próxima às fábricas das três grandes montadoras de Detroit: General Motors, Ford e a Fiat Chrysler.