Nubank lança conta digital sem cartão de débito e saque

Luiz Mazetto
24/10/2017 - 12h57
Chamada de Nu Conta, plataforma permite realizar transferências sem limites e sem taxas para outros bancos e possui opção de investimento mais rentável.

O Nubank anunciou nesta terça-feira, 24/10, o lançamento da sua aguardada conta digital, o item mais pedido pelos seus milhões de clientes, segundo revelou o fundador e CEO da empresa, David Vélez, durante o evento em São Paulo. Assim como no seu já conhecido cartão de crédito, a conta da empresa não possui nenhuma taxa mensal.

Chamada de NuConta, a novidade funciona de forma separada do cartão da fintech brasileira e só deverá estar disponível para o público geral no primeiro trimestre de 2018. Um beta será liberado nas próximas semanas, mas é preciso se cadastrar no site para ter a chance ser um dos primeiros a testar a plataforma.

Desenvolvida ao longo de pouco mais de um ano, a nova conta do Nubank permite realizar transferências ilimitadas e sem taxas para diferentes bancos, pagar a fatura do cartão de crédito Nubank com apenas um clique e realizar investimentos de forma prática e rápida.

Com rendimentos superiores a opções oferecidas por bancos tradicionais como poupança e CDBs já que as aplicações são feitas no Tesouro Direto, a plataforma de investimentos do Nubank também conta com outro diferencial: permite que o usuário retire o dinheiro na hora que quiser, sem que seja preciso esperar por dias ou até semanas para o valor ser liberado pela instituição.

Enquanto as transferências para outros bancos estão sujeitas aos prazos do sistema bancário brasileiro, o envio de dinheiro para outros clientes Nu Conta é instantâneo. O processo também é simples, podendo ser feito inclusive pela leitura de um QR code com a câmera do celular, sem precisar digitar dados como CPF e outras informações.

nuconta_62502.jpg

Nu Conta deve chegar ao mercado apenas em 2018 (imagem: divulgação Nubank)

Sem cartão e sem saques

Durante a apresentação da Nu Conta, o CEO do Nubank falou que o objetivo a médio prazo é chegar a todos os brasileiros e também destacou bastante a grande quantidade de pessoas sem contas em banco no país – seriam 60 milhões de desbancarizados por aqui, de acordo com dados apresentados pela empresa. No entanto, a conta do Nubank (ainda) não parece ser uma opção viável para essas pessoas sem nenhuma conta bancária.

Isso porque a Nu Conta não possui cartão de débito nem a opção de saques em caixas eletrônicos - e nem cheque especial. A companhia disse que irá acompanhar o feedback dos usuários nos primeiros meses de operação da novidade e que poderá adicionar novidades dependendo da reação do mesmos.

Vale notar que, por enquanto, a Nu Conta não oferece opção de pagamento de boletos – o recurso será adicionado nos próximos meses, de acordo com a empresa.

Segunda conta

Com mais de 2,5 milhões de clientes no Brasil, o Nubank certamente precisava dar esse próximo passo e lançar uma conta digital, em meio a uma concorrência cada vez maior e a tantos pedidos dos seus clientes, como revelado no início da reportagem. No entanto, a sensação é a de que a Nu Conta é algo muito de nicho. Para a maior parte das pessoas, pode ser uma boa opção como uma conta secundária, mas dificilmente irá suprir toda a demanda de serviços do dia-a-dia sem um cartão de débito e sem ao menos oferecer a opção de saque.