Alphabet leva balões de internet do Projeto Loon a Porto Rico

Da Redação
24/10/2017 - 12h47
Segundo companhia, é primeira vez que o projeto utiliza algoritmos para manter os balões agrupados sobre a ilha devastada pelo furacão Maria

A Alphabet, empresa que detém o Google, levou seus balões de internet para a ilha de Porto Rico, devastada pelo furacão Maria. Aproximadamente 3 milhões de pessoas ainda se encontram sem acesso à eletricidade e a infraestrutura geral de comunicação, especialmente a Internet, também permanece prejudicada. 

Os balões do projeto experimental da gigante de tecnologia transmitem sinais entre eles para depois enviá-los a usuários em terra. A implantação dos balões de hélio foi feita em parceria com a AT&T. 

Segundo a Alphabet, o projeto está dando suporte a comunicações básicas e atividades de Internet como enviar mensagens de texto e acessar informações online para pessoas com celulares equipados com LTE.

"Esta é a primeira vez que usamos nossos novos algoritmos alimentados com machine learning para manter os balões agrupados sobre Porto Rico, então nós estamos ainda aprendendo como fazer isto da melhor forma", escreveu Alastair Westgarth, chefe do Projeto Loon, em post publicado no Medium. "A medida que ficamos mais familiarizados com as constantes mudanças de vento nesta região, nós esperamos manter os balões sobre áreas onde a conectividade é necessária por mais tempo que for possível", completou.

A Alphabet instalou o Projeto Loon na ilha em colaboração com o governo de Porto Rico, com a Comissão Federal de Comunicações dos EUA, a Administração Federal de Aviação, a Agência Federal de Gestão de Emergências e a operadora AT&T. No início deste ano, a companhia também enviou seus balões para o Peru após um período intenso de chuvas e inundações.