Flamengo supera Corinthians e lidera ranking digital de clubes brasileiros

Da Redação
16 de outubro de 2017 - 14h56
Levantamento do Ibope leva em conta números dos times no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube. Top 5 da lista conta ainda com São Paulo, Palmeiras e Santos

O Flamengo superou o Corinthians no último dia 27 de setembro na liderança do ranking dos clubes brasileiros na Internet, de acordo com levantamento do Ibope Repucom, que leva em conta os números dos times no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Com um total de 19,2 milhões de seguidores nas redes sociais no Brasil, o Flamengo possui uma ligeira vantagem (de 35 mil inscrições) em relação ao Corinthians, que ocupa a segunda colocação do ranking. Apenas em 2017, o rubro-negro carioca registrou um total de 2,4 milhões de novos inscritos em suas redes.  

O top 5 da lista conta ainda com outros três grandes paulistas, São Paulo, Palmeiras e Santos, que contam, respectivamente, com 12,4 milhões, 8,2 milhões e 7,1 milhões de seguidores nas plataformas sociais na Internet.

O Cruzeiro, que acabou de conquistar a Copa do Brasil após vencer o Flamengo na final, registrou um crescimento de mais de 2% na sua base no último mês. Atualmente, o clube mineiro ocupa a nona posição do ranking, com 5,2 milhões de seguidores.

O Top 10 do levantamento do Ibope traz outros times tradicionais do futebol brasileiro, como Atlético-MG, Vasco e Grêmio, atualmente na semifinal da Taça Libertadores, além da caçula Chapecoense, que aparece em sétimo lugar na lista com 5,9 milhões de seguidores. 

Confira abaixo o ranking completo atualizado dos clubes brasileiros na Internet, segundo dados do Ibope.

clubesibope102017.jpg