Contra fake news, Facebook testa botão que explica origem das empresas de mídia

Da Redação
05/10/2017 - 12h29
Botão apresenta detalhes e origem da fonte, além de um mapa de calor que mostra onde o artigo foi mais compartilhado

O Facebook está testando um novo botão para apresentar informações a respeito das páginas que publicam e compartilham notícias na rede social. Trata-se da última iniciativa da companhia para endereçar o crescente problema da circulação de fake news na plataforma.  

Em um vídeo de demonstração, Andrew Anker, Diretor de Produto e Notícias do Facebook, explica que o recurso visa facilitar o acesso a informações sobre a fonte que publica ao clicar no botão "i". Ao clicar, um cartão aparecerá na tela com detalhes e origem da fonte, no caso do exemplo mostrado vemos uma matéria da Associated Press sobre o recente eclipse. 

Além de informações sobre a agência de notícias, o Facebook mostra um mapa de calor que destaca onde o artigo tem sido mais compartilhado e os amigos que também o fizeram. 

A rede social acredita que o recurso pode ser um alerta para pessoas quando elas se depararem com um artigo de uma fonte não confiável. No caso, quando se tratar de uma matéria não checada, ao clicar no botão "i", o cartão mostrará que não "há informação sobre o site".

Para apresentar informações sob o botão, o Facebook busca dados em suas próprias páginas e no Wikipedia, assim um novo site criado provavelmente não retornará com resultados.

Por enquanto, trata-se de apenas um teste e o botão não aparece para todos os 2 bilhões de usuários da plataforma. Mas a companhia planeja ampliá-lo, tendo dito que se trata apenas o início do teste.