NASA transmitirá momentos finais da sonda Cassini; saiba como assistir

Da Redação
14/09/2017 - 12h24
Agência fará cobertura ao vivo a partir do Laboratório de Propulsão da Nasa. Manobra pelos anéis de Saturno marca fim de uma missão de 20 anos

Nesta sexta-feira (15/09), a sonda Cassini encontrará o seu destino final quando atingir o ponto mais próximo de Saturno para, então, queimar em sua atmosfera. A NASA, por meio do seu canal no YouTube, fará uma cobertura ao vivo dos últimos momentos da sonda.

O último mergulho de Cassini marca, simbolicamente, a conclusão de uma missão de 20 anos. Em 1997, a NASA, a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) e a Agência Espacial Italiana (ASI) lançaram a nave não tripulada Cassini-Huygens para melhor compreender Saturno e seu sistema planetário. Em 2005, com ajuda de um paraquedas, Huygens conseguiu aterrissar na lua Titã, um feito inédito. 

Segundo a NASA, Cassini está prestes a ficar sem combustível, o que impediria os gerentes do projeto controlarem o seu caminho. Ao destruir a sonda, as agências espaciais também impedem que o veículo se choque com algumas das muitas luas de Saturno, algo que poderia contaminá-las com detritos terrestres. 

Ao invés de correr esse risco, Cassini caminha para uma manobra sem precedentes: uma última volta entre os famosos anéis de Saturno. E é aqui que Cassini talvez tenha o seu maior triunfo: contribuir para pesquisadores desvendarem o grande mistério que envolve a origem desses gigantes anéis gasosos. 

Tecnicamente, não podemos assistir aos momentos finais da Cassini ao vivo. Isso porque, Saturno está a mais de 1,4 bilhão de quilômetros de distância, algo que demora cerca de 83 minutos para que os dados da espaçonave cheguem à Terra. Da mesma forma, não é possível ver o momento de destruição do veículo, tendo em vista que não há nenhum outro satélite em Saturno para registrar o feito.

Entretanto, a NASA transmitirá ao vivo uma animação da posição de Cassini. Apresentadores, baseados no Laboratório de Propulsão da Nasa, em Califórnia, irão narrar os últimos momentos da sonda a partir das 9 h (horário de Brasília).

A agência americana espera que o último sinal, e a confirmação de que a sonda foi destruída, chegue à Terra por volta das 10 h. 

Você pode testemunhar o Grand Finale de Cassini por meio da TV da NASA, no link