Novo recurso do Firefox envia arquivo de até 1GB que se autodestrói

Da Redação
10 de agosto de 2017 - 13h24
Ainda em fase de testes, Send cria link que só funciona uma vez. Arquivo fica armazenado no servidor da Mozilla e é destruído após download.

A Mozilla liberou na semana passada uma nova ferramenta experimental para o Firefox que permite enviar arquivos de até 1GB que se autodestroem – tecnicamente, documentos de 2GB são suportados, mas os testes com arquivos deste tamanho não foram bem-sucedidos até agora.

Chamado de Send, o recurso permite que o usuário compartilhe o arquivo desejado por meio de um link que só funciona uma vez, de modo a evitar que seja compartilhado com outras pessoas. Além disso, o documento compartilhado fica armazenado de forma criptografada no servidor da Mozilla e é destruído logo após o download – ou 24 horas após o envio.

A novidade faz parte dos experimentos da divisão Firefox Test Pilot, da Mozilla, e exige o uso de um add-on (chamado de...Test Pilot) para funcionar. No entanto, a empresa destaca que a ferramenta pode funcionar em qualquer navegador moderno, incluindo rivais como o Chrome – o suporte para o Microsoft Edge está em fase de desenvolvimento.

O funcionamento da ferramenta é simples, conforme a Mozilla. Basta abrir o Send no navegador, arrastar o arquivo até a caixa de diálogo e então enviar o link resultante para o contato selecionado.

firefoxsend.jpg