Trem futurista proposto por Elon Musk, Hyperloop atinge 300 km/h em novo teste

Da Redação
02/08/2017 - 17h11
Trata-se do teste de maior velocidade feito até então, segundo a Hyperloop One.

A Hyperloop One está mais próxima de entregar o que chama de trem de velocidade ultrassônica. A companhia anunciou que, no último dia 29, seu protótipo atingiu, com sucesso, a marca de 192 milhas por hora (308 km/h) ao passar por um tubo de 500 metros no deserto de Nevada, Estados Unidos. Trata-se do teste de maior velocidade feito até então, segundo a companhia. 

O sistema utiliza um tubo que foi despressurizado ao equivalente a 200 mil pés acima do nível do mar (cerca de 60 km). Apelidado de XP-1, o veículo deslizou acima da pista usando a técnica de levitação magnética, o que limita o efeito aerodinâmico e teoricamente permitiria superar uma velocidade de 1220 km/h.

Construído em alumínio estrutural e fibra de carbono, o trem futurista possui 28 metros de comprimento. Comparado ao primeiro teste do sitsema completo feito em maio, o mais recente representou um grande avanço. O pod alcançou velocidades 2.7 vezes mais rápida e experimentou 3,5 vezes mais cavalos de potência. 

O Hyperloop foi proposto em 2013 por Elon Musk, CEO e fundador da Tesla e SpaceX. O executivo tornou sua pesquisa pública para que terceiros pudessem avançar o conceito. Na ocasião, muitos disseram se tratar de um projeto futurístico e irreal.  A Hyperloop One é uma das três startups que tem concentrado esforços para levar adiante a proposta. No futuro, espera-se que o hyperloop transporte pessoas, veículos e cargas.

Em um comunicado, o dono do Hyperloop One, Shervin Pishevar, não foi modesto ao descrever o transporte: "Quando você ouve o som do Hyperloop, você ouve o som do futuro".