Contra fake news, Facebook barra edição de links de notícias

Da Redação
19 de julho de 2017 - 20h41
A partir de agora, funcionalidade só estará disponível para páginas jornalísticas, segundo revelou a rede social.

O Facebook anunciou nesta semana mais uma medida em sua luta contra o compartilhamento de notícias falsas, as chamadas fake news, pela rede social. 

A partir de agora, as páginas no Facebook que não sejam de veículos jornalísticos não poderão modificar o texto das manchetes dos previews dos links de notícias compartilhados na plataforma, por meio da Graph API ou diretamente na página.

“Isso ajudará a eliminar um canal que tem sido abusado para a publicação de notícias falsas”, afirma o Facebook em um comunicado sobre a novidade.

Nova ferramenta

Além disso, a empresa de Mark Zuckerberg anunciou uma solução para ajudar os veículos jornalísticos que utilizam a ferramenta de edição de manchetes e fotos no preview das reportagens publicadas no Facebook.

“Estamos lançando uma aba nas Ferramentas de Publicação da Página (Page Publishing Tools) para os veículos indicarem que têm propriedade daquele link e continuarem editando como os seus próprios links aparecem no Facebook. Para mais informações, visite nossa Central de Ajuda (Help Center)”, explica a companhia.