Facebook completa segundo voo do drone Aquila com sucesso

Da Redação
30 de junho de 2017 - 09h48
Após incidente com drone autônomo no ano passado, companhia diz ter melhorado o design e engenharia do Aquila. Veículo pousou após voo de 1 hora e 46 minutos

O Facebook anunciou nessa quinta-feira (29) que o seu drone de distribuição de Internet, o Aquila, completou seu segundo voo de testes. 

A aeronave movida a energia solar desembarcou, com sucesso, no dia 22 de maio após uma viagem de uma hora e 46 minutos, informou a companhia. 

O primeiro voo do Aquila aconteceu em junho do ano passado. Entretanto, após 96 minutos, a aeronave caiu enquanto pousava em Yuma, no Arizona. Segundo investigação dos Estados Unidos, o acidente foi causado devido aos ventos fortes do dia. 

A companhia de Mark Zuckerberg disse que melhorou o drone autônomo com base nas lições que aprendeu com o incidente, incluindo mudanças de engenharia e design no veículo. O drone também ganhou centenas de novos sensores para coletar dados, o software de piloto automático foi atualizado, e uma hélice horizontal foi instalada para ajudar no pouso do drone. 

Segundo a companhia, a última decolagem foi duas vezes mais rápida do que o voo do primeiro teste. A aterrisagem também aconteceu em Yuma. 

Em seu blog, o Facebook informou que o recente voo e os dados coletados serão usados para refinar "modelos aerodinâmicos, que nos ajudam a prever o uso de energia e assim otimizar a bateria e o tamanho da matriz solar". 

Ao conseguir pousar com sucesso e por um tempo superior o drone Aquila, o Facebook mostra que está cada vez mais próximo na missão de distribuir Internet a regiões que não têm acesso e, claro, que ainda não fazem parte da comunidade de 2 bilhões de usuários.