Instagram usa aprendizado de máquina para filtrar spam nos comentários

Da Redação
29/06/2017 - 10h43
Filtro é lançado para oito idiomas, incluindo o português. Recurso detecta e filtra spam automaticamente

O Instagram tem usado aprendizagem computacional para detectar e filtrar spam em comentários feitos na rede social. Nesta quinta-feira (29), a empresa anunciou que um novo filtro bloqueia automaticamente comentários do tipo. 

Apesar de milhares de comentários feitos todos os dias na plataforma, apenas uma pequena fração deles são spam, diz o Instagram. Entretanto, a companhia diz reconhecer o "incômodo" causado pelos mesmos.

"Sabemos que o spam é algo que incomoda a nossa comunidade e queremos fazer tudo que está ao nosso alcance para manter esse tipo de prática fora do Instagram", salientou por meio de comunicado.
 
O Instagram já usava inteligência artificial para filtrar comentários de spam em inglês. Algo que se mostrou extremamente eficiente. Agora, o recurso é estendido para mais oito idiomas: alemão, árabe, chinês, espanhol, francês, japonês, russo, incluindo o português.
 
Um filtro que bloqueia automaticamente comentários ofensivos e inapropriados também foi disponibilizado. A ferramenta, no entanto, estará inicialmente disponível em inglês. "Esperamos disponibilizar para mais idiomas no futuro", prometeu a companhia.