Plataforma online SeuProcesso oferece rastreamento de ações judiciais

Da Redação
18/06/2017 - 19h16
Site permite a pessoas físicas e pequenas empresas buscar e acompanhar todos os tipos de ações em todas as áreas do judiciário brasileiro

A empresa de tecnologia para a área jurídica, Tikal Tech, está oferecendo a pessoas físicas e pequenas empresas um portal online para acompanhar e entender processos judiciais. A plataforma SeuProcesso.com permite ao usuário fazer busca sobre ações judiciais que estejam sendo movidas em seu nome, mesmo sem saber o número da ação e depois acompanhar seu desenrolar.

O site cobre todas as áreas do judiciário brasileiro, como trabalhista, previdenciário, civil, penal, consumidor, comercial; e todos os tipos de ações, como inventários, aposentadoria, indenizações por danos morais e materiais, acidente de trânsito, entre outras. O interessado deve entrar na página www.seuprocesso.com e fazer um cadastro rápido. A busca pode ser feita apenas pelo nome e uma série de passos permite refinar os resultados até chegar processo buscado. 

As informações com todo o histórico do processo são obtidas, diretamente nas fontes oficiais e em questão de segundos. Se decidir acompanhar o processo, o usuário passa a ser alertado - por e-mail ou mensagem no celular - sempre que uma modificação acontece. Para os leigos no assunto, o site oferece um tradutor de "juridiquês": é possível enviar dúvidas sobre o conteúdo do processo para um advogado conveniado responder com esclarecimentos. 

“A ideia é mesmo ajudar o cidadão, automatizando uma dinâmica que geralmente é trabalhosa e demorada”, conta Derek Oedenkoven, CEO da Tikal Tech. Oedenkoven, no entanto, toma o cuidado de explicar que o serviço não substitui o trabalho do advogado: "sempre ressaltamos a importância de consultar um advogado de sua confiança”.

Para a comunicação mais fluida, a plataforma oferece um chatbot via Messenger do Facebook que permite ao interessado procurar o seu processo na justiça diretamente do celular. O sistema hoje funciona em computadores, celulares ou tablets. Segundo a Tikal são mais de 75 mil usuários cadastrados e cerca de 5 mil acessos por dia. 

O uso da busca e o acesso às informações do processo é gratuito e os interessados podem utilizar um período de 14 dias de degustação grátis da plataforma. Se quiser utilizar todas as funcionalidades - incluindo acompanhamento contínuo após o período de degustação e a consulta a advogados -o interessado pode escolher entre diferentes planos, sendo o mais barato de R$ 9,90 por mês para acompanhar 1 processo. Há descontos para planos trimestrais e anuais.