Rede de aluguel de carros Localiza lança chatbot para agilizar reservas

Da Redação
31/05/2017 - 17h36
Recurso no Facebook Messenger permite reservar veículo e alterar dados da reserva da mesma forma que o cliente faria via site

Empresas têm encontrado nos bots uma forma de agilizar serviços e atrair uma nova geração de clientes. A mais recente a adotar a ferramenta é a rede brasileira de aluguel de carros Localiza. 

Com o chatbot, clientes podem acessar a página oficial da Localiza e, via Facebook Messenger, reservar um veículo e alterar dados da reserva da mesma forma que faria via site. Todas as informações do chatbot são extraídas do sistema da empresa via API.

“Em todas as funcionalidades, o cliente está em contato com um atendente virtual com opções pré-determinadas de atendimento e resposta. Quando o usuário opta por falar com o atendente, ele desativa o assistente virtual e ativa o atendimento com um profissional da Localiza. Todas as ações são pensadas para agilizar e melhorar o relacionamento e a experiência do cliente”, explica Rodrigo Sales, responsável pela área de Marketing Digital da Localiza.   

O chatbot em questão foi desenvolvido pela Take, empresa do mercado mobile que criou a plataforma BLiP, que permite desenvolver chatbots. Dados de uma recente pesquisa da Opinion Box revelam que 70% dos brasileiros estão dispostos a interagir com as empresas por aplicativos como Facebook Messenger e WhatsApp.

Roberto Oliveira, CEO e co-fundador da Take, ressalta que tudo que pode ser feito hoje através de uma conversa telefônica ou aplicativo, poderá ser feito por meio de conversas multimídia com contatos inteligentes dentro dos mensageiros. 

“Automatizar esse atendimento é importante para trazer agilidade, mas a conversa com um robô também pode ser frustrante. Por isso, mais do que construir um bot, é preciso preparar muito bem o chat”, alerta Roberto.