Bug estranho pode travar PCs Windows 7 e 8 apenas com visita em site

PC World / EUA
26/05/2017 - 14h27
Problema descoberto recentemente também afeta máquinas com Windows Vista e está relacionado ao diretório de imagens dos sites.

Apenas porque o Windows 7 está perto de completar oito anos de história não significa que você não possa mais encontrar bugs ridículos que possam danificar o seu PC. 

O site russo Habrhabr.ru publicou recentemente um bug que aparentemente causa problemas se você simplesmente visitar um site, como revelado em primeira mão pelo Ars Technica. O problema também afeta PCs Windows Vista e 8, mas não os computadores Windows 10.

É assim que o bug funciona. Tudo que um site malicioso precisa fazer é usar os caracteres ‘$MFT’ no nome de diretório onde um site armazena suas imagens. O Windows espera ver os quatro caracteres $MFT apenas um arquivo de metadados especial no seu PC. No entanto, quando o sistema visualiza esses caracteres como um nome de diretório, isso causa problemas suficientes para que um PC afetado comece a ficar lento e eventualmente trave. Neste momento, o seu único recurso é reiniciar a máquina. Em alguns casos, o problema pode até causar a temida tela azul da morte. 

Diretórios de sites

Por trás das cenas, um site possui uma estrutura de arquivos com diretórios (também conhecidos como pastas) assim como no seu PC. Normalmente, as imagens são armazenadas em algo como ‘greatwebsite.com/images/’. Talvez seja por isso que ninguém tinha descoberto esse bug até agora. Quem iria pensar em renomear o diretório ou subdiretório de imagens para ‘$MFT’, afinal de contas? Mas mesmo os piores bugs não permanecerão em segredo para sempre quando confrontados por pesquisadores de segurança curiosos.

Em reportagem sobre o assunto, o The Verge informou que conseguiu “travar” um PC Windows 7 com o truque em questão.