Sistema de IA do Google volta a derrotar melhor jogador de Go do mundo

Da Redação
25 de maio de 2017 - 11h05
Essa foi a segunda vitória do AlphaGo, da DeepMind, contra o jogador chinês Ke Jie, prodígio chinês de 19 anos.

O programa de inteligência artificial do DeepMind, do Google, o AlphaGO, ganhou mais uma partida do jogo de tabuleiro Go contra o jogador número 1 do mundo, o prodígio chinês Ke Jie, nesta quinta-feira, 25/5. 

Essa foi a segunda vitória do Alpha Go contra Jie – a primeira tinha acontecido na terça-feira, 23/5. Com isso, o sistema do Google assegura que vencerá a disputa já que só há mais uma rodada a ser disputada no sábado, 27/5.

“Durante os 100 primeiros movimentos, foi o mais apertado que já vimos alguém jogando contra a versão Master do AlphaGo”, afirmou o CEO da DeepMind, Demis Hassabis.

Segundo Ke, que tem apenas 19 anos de idade, essa partida foi diferente da primeira. “O AlphaGo realizou alguns movimentos que eram opostos a minha visão sobre como maximisar a possibilidade de vencer. Também pensei que estivesse muito perto de ganhar o jogo no meio, mas talvez não fosse isso que o AlphaGo estivesse pensando.”

Essa não é a primeira vitória marcante do AlphaGo contra jogadores humanos importantes no jogo de tabuleiro. Há pouco mais de um ano, o sistema do Google venceu o lendário jogador coreano Lee Se-dol em cinco rodadas por um placar de 4 x 1. A disputa entre o AlphaGo e Ke Jie nesta semana acontece dentro do evento Future of Go Summit, em Wuzhen, na China.