Google aposta em ferramentas simples de compartilhamento para famílias

PC World / EUA
24 de maio de 2017 - 13h48
Novo recurso de grupos familiares começou a ser liberado para todos os usuários Android.

O Google apresentou alguns recursos de compartilhamento para o seu aplicativo Photos durante a conferência I/O, te permitindo enviar fotos automaticamente com base em quem está nas imagens ou configurar sua biblioteca para sincronizar com os seus amigos e familiares. O que o Google não nos disse é que esse é o início de um impulso maior para você ficar conectado com a sua família.

Juntamente com as novas habilidades de compartilhamento do Photos, o Google também está adicionando novos recursos ao YouTube, Calendar e Keep para te ajudar a ficar atualizado. Uma nova opção Family Group te permite enviar facilmente coisas como listas de compras, compromissos importantes, e, obviamente, fotos, com as pessoas que mais precisam delas.

Grupos voltados para famílias não são algo novo para o Google – já os vimos em ação dentro da Google Play Store e do app Play Music – mas agora eles estão chegando a mais serviços. Para começar, você precisará criar um grupo familiar no Google com até seis pessoas. Então as coisas que você compartilhar com elas poderão ser editadas ou apagadas como se tivessem sido criadas no próprio smartphone dessas pessoas.

No Google Keep, por exemplo, quando você compartilhar algo com um grupo familiar, esse item será marcado com um novo ícone de uma casa com um coração dentro dela. 

No Calendar, será criado um novo calendário Família, que então será adicionado ao aplicativo de cada pessoa. Todo evento criado dentro do calendário familiar será sincronizado com os smartphones de todos os membros, e, assim como no Keep, todos poderão criar, apagar e editar os eventos. Você também poderá enviar imagens e vídeos para as pessoas no grupo por meio do app Photos. 

Os eventos do Calendar só poderão ser compartilhados separadamente com pessoas que não façam parte do seu grupo familiar, mas pessoas de fora adicionadas ao Keep poderão ver que você está em um grupo familiar. Todos os membros do grupo familiar precisarão ter as versões mais atualizadas dos aplicativos para conseguir compartilhar os itens corretamente uns com os outros. 

Além disso, o Google também está levando os grupos familiares para o YouTube TV. Os usuários poderão compartilhar sua assinatura com até cinco membros da família.

O novo recurso de grupos familiares parece ser limitado para smartphones Android e está sendo liberado no momento para todos os usuários. 

Por que isso importa

A maioria das famílias provavelmente já utiliza os serviços do Google, mas os grupos familiares facilitam para que fiquem em contato. Adorariámos ver esse recurso expandido para incluir outros apps da gigante, como o Drive e o Android Messages.