Conheça os vencedores da etapa brasileira da Microsoft Imagine Cup 2017

Da Redação
19/05/2017 - 11h31
Os dois projetos ganhadores irão representar o país na final global da competição em Seattle, nos EUA, onde concorrerão a um prêmio de US$100 mil.

A Microsoft revelou nesta semana os vencedores da etapa brasileira da Imagine Cup 2017, espécie de ‘Copa do Mundo da computação’ promovida pela empresa de Redmond.

Os dois projetos vencedores, UpFish (SP) e BubuDigital (PB), foram anunciados nesta quinta-feira, 18/5, durante uma cerimônia realizada em Fortaleza – no total, eram 15 finalistas. O UpFish consiste em um sistema que monitora a produção de pescado em sistemas de aquicultura, enquanto que a BubuDigital é uma chupeta inteligente que monitora a saúde de bebês por meio de sensores de temperatura e umidade – veja mais sobre os projetos ao final da reportagem.

Segundo a Microsoft, os dois primeiros colocados terão apoio do Instituto InnovAction para transformar suas ideias em startups, por meio de um programa de pré-aceleração de quatro meses, além de representar o Brasil na etapa global da Imagine Cup, que acontece em julho em Seattle, onde concorrerão a um prêmio de 100 mil dólares com outros 58 times do mundo inteiro. 

 Os 15 finalistas da etapa brasileira Imagine Cup terão ainda a possibilidade de participar do BizSpark, que dá mentoria e disponibiliza os recursos tecnológicos da Microsoft sem custo.

No total, foram 199 projetos inscritos na Imagine Cup Brasil 2017, um número acima da média global. Para a etapa final, foram selecionados grupos de diferentes regiões do país, de sete estados de Norte a Sul, de universidades públicas e privadas, conforme a Microsoft - neste ano, o critério principal é o uso da computação em nuvem.

Os vencedores

UpFish – Unicamp + UFABC (SP)

Para tentar ampliar a oferta de alimentos, o UpFish é uma solução inteligente que monitora a produção de pescado em sistemas de aquicultura, um dos meios mais eficientes de produzir proteína animal. As fazendas de pescado consomem uma baixa quantidade de recursos naturais e oferecem grande quantidade de alimento para a população. A proposta do UpFish é usar a tecnologia para ajudar o maior número possível de produtores. Utilizando o sistema de nuvem Azure da Microsoft, o aplicativo pode se tornar uma valiosa base de dados estratégicos que ajudarão o mercado de aquicultura a ganhar força.

BubuDigital – IF Paraíba (PB)

A solução apresentada pela BubuDigital é uma chupeta que monitora a saúde de bebês por meio de sensores de temperatura e umidade. O objetivo é ajudar a combater a mortalidade infantil, que ainda tem índices altos no Brasil, principalmente decorrentes de doenças que poderiam ser detectadas e tratadas. Os dados coletados pela chupeta são enviados a dispositivos móveis, podendo ser acessados em forma de gráficos e lembretes para os pais. Mais do que fazer o monitoramento individual, a ideia do BubuDigital é reunir uma quantidade de informações em um único local a respeito de mortalidade Infantil, o que pode ser útil para governos e cidadãos. Considerando que o uso de chupetas é bastante difundido no país, o projeto pode ter uma rápida inserção no mercado.