6 coisas que mal podemos esperar para testar no novo Google Lens

IDG News Service
19/05/2017 - 11h29
Desenvolvido dentro do Assistant e Photos, inteligência artificial promete decodificar o mundo ao nosso redor usando realidade aumentada

O novo Google Lens parece animador, mas nós já vimos algumas de suas habilidades antes. O Google Goggles pode não ter sido abordado durante a conferência para desenvolvedores Google I/O, mas o seu espírito com certeza estava presente na última quarta-feira (17). Lançado há sete anos quando a inteligência artificial e a realidade aumentada ainda estavam em sua infância, o Goggles era um aplicativo que permitia você identificar lugares, escanear código de barras e buscar por preços ao tirar uma foto de algo que você estava olhando.

O Google Lens, que foi anunciado durante os primeiros minutos do Google I/O, é essencialmente uma versão avançada do Goggles. Desenvolvido dentro do Assistant e Photos, a nova inteligência artificial promete decodificar o mundo ao nosso redor ao usar a realidade aumentada do Google e redes neurais para digitalizar imagens e apresentar dados relevantes. E aqui estão as seis coisas mais animadoras que nós testamos.

Tradução

O Google Translate é uma das ferramentas que mais lembramos de utilizar quando tentamos ler um texto em um idioma diferente. Mas o Google Lens pega o aplicativo Translate e o coloca diretamente no Photos. Para traduzir algo, você precisa tirar uma foto e a inteligência do Google Lens fará o trabalho daí por diante. Essa abordagem utiliza a tecnologia do Translate de forma ainda mais simples, e nós estaremos ainda mais inclinados a lembrar de usá-lo de imediato.

Restaurantes

Restaurant-app-Google

Não é muito difícil encontrar restaurantes interessantes quando você visita uma nova cidade. Mas com o Google Lens, descobrir jóias escondidas em sua própria cidade se torna ainda mais fácil. Apenas aponte a sua câmera no lugar em que você está interessado, e o Google Lens consegue digitalizá-lo. Depois, você conseguirá ver o que o restaurante lhe reserva, o que vende e, claro, o que as pessoas pensam sobre o local. O processo é muito mais simples do que obter o nome, digitar no Google e ler os resultados.

Aprendizado

Lirio-Google

Essa é área onde vemos que o Google de fato melhorou o Goggles. O Google Lens permite você tirar uma foto de praticamente qualquer coisa e, então, te dirá tudo o que você precisa saber sobre. Durante o keynote, Sundar Pichai demonstrou esse recurso ao identificar um lírio. Nós precisaremos ainda testar o recurso para confirmar sua assertividade, mas pense que nossos telefones podem se tornar a melhor enciclopédia, nos ensinando sobre arte, arquitetura, natureza sem exigir que precisemos recorrer aos 'tradicionais' buscadores. 

Roteadores

GoogleLens-scan

Esse recurso é sensacional. Nós todos já estivemos em situações onde estamos na casa de amigos e nós precisamos conectar aos seus roteadores e, bem, exceto quando eles não sabem a senha deles. Então, nós precisamos nos agachar sob uma mesa, buscar a etiqueta do roteador, digitar os caracteres e dez minutos depois, finalmente, conseguimos nos conectar. O Google Lens agora fará todo esse trabalho para você. Você só precisará tirar uma foto da etiqueta do aparelho no roteador e, pronto, automaticamente você estará conectado. 

Entretenimento

GLens-entretenimento

Comprar ingressos para shows e filmes em nossos smartphones já é algo bem fácil, convenhamos. Mas o Google Lens quer facilitar ainda mais a atividade. Se você estiver andando na rua e vir um cartaz que mostra que uma banda está tocando ali, o Google Lens te mostrará se há ingressos disponíveis assim que você tirar uma foto. E não só, você poderá ouvir amostras de músicas e acrescentar a data do show na sua agenda. E, bem, presumimos que o recurso funcionará da mesma forma com filmes e outros eventos. Nós mal podemos esperar para tirar a foto de um cartaz de um filme para ver trailers e outras informações.

Compras

O keynote não mencionouu nada específico sobre comprar coisas usando o Google Lens, mas nós conseguimos imaginar o seu potencial enquanto assistente de compras. Nós já vimos algo parecido com o Bixby no Galaxy S8, mas que não se mostrou muito útil. Se o Google conseguir aperfeiçoar o sistema para que apresente resultado de compras para qualquer coisa que pudermos digitalizar, esse pode se tornar um dos melhores recursos do Google Lens.