Microsoft abre votação popular para projetos finalistas da Imagine Cup

Da Redação
16/05/2017 - 14h51
Votação deve ser feita por meio do Instagram, Twitter e Facebook. Equipe vencedora receberá apoio para transformar seu projeto em uma startup

A grande final brasileira da Imagine Cup 2017, competição promovida pela Microsoft, acontece na próxima quinta-feira (17) e o público ainda tem tempo para votar em sua equipe favorita entre as 15 finalistas. A equipe vencedora terá apoio para transformar seu projeto em uma startup. 

Há duas opções de voto, primeiro no Twitter e Instagram, basta utilizar as duas hashtags #ImagineCupBR e #time (sendo aqui o nome respectivo da equipe que quer votar), e a segunda opção através do compartilhamento da foto do time na publicação oficial no Facebook (link). A votação popular estará disponível até o dia 18, data da premiação oficial.

A Microsoft selecionou grupos de sete estados diferentes de norte a sul do Brasil, de universidades públicas e privadas, que incluem aplicativos, dispositivos inteligentes, jogos e até uma rede social.  

No total, foram 199 projetos inscritos na etapa brasileira, um número acima da média global, aponta a Microsoft, que destaca ainda que mais de 200 mil brasileiros já participaram da Imagine Cup e nove equipes nacionais receberam algum tipo de premiação ao longo das 14 edições do campeonato.  

No total, são 60 times do mundo inteiro que concorrerão na etapa final. O vencedor global também ganhará convite para a Microsoft Build 2018, conferência de desenvolvedores, e, por fim, uma mentoria exclusiva do CEO da Microsoft, Satya Nadella.

Confira abaixo os 15 finalistas da etapa brasileira com uma breve descrição sobre cada projeto. 

SapiEns – UFRS (RS) - App que ajuda a otimizar o consumo de energia elétrica por meio de avisos instalados em dispositivos conectados à Internet. Alerta os usuários quando há luz acesa em cômodo vazio. 

Team Bridge – USP (USP) - Game para dar suporte ao tratamento de fisioterapia de pessoas com limitações motoras graves. Pretende melhorar movimentos, cognição e vocabulário dos pacientes. 

Vibeye – UFC (CE) - App para ajudar pessoas com deficiências visuais a se locomoverem, diminuindo o risco de acidentes. Um dispositivo e uma pulseira emitem informações do trajeto para o usuário. 

UpFish – Unicamp + UFABC (SP) - Para tentar ampliar a oferta de alimentos, software monitora a produção de pescado em sistemas de aquicultura. Os produtores abastecem o sistema com dados variados. 

BubuDigital – IF Paraíba (PB) - Fabrica uma chupeta que monitora a saúde de bebês por meio de sensores de temperatura e umidade. 

Dreampper – Unitau (SP) - Rede social que segmenta os públicos de acordo com os interesses de conteúdo, eliminando repetições de informações. Pretende criar espaços qualificados para anunciantes.

Appoint – PUC MG (MG) - Plataforma que conecta clientes com serviços de entretenimento que exigem agendamento antecipado, por exemplo teatro, campos de futebol, paintball e cinemas. 

Crown Brawl – IFPI (PI) - Jogo 3D que se passa na Idade Média, no qual desafiantes disputam entre si em batalhas no formato de arenas. Personagens seguem mapas de acordo com características pessoais. 

Ensina.aí – UFPE (PE) - Serviço de ensino à distância para alunos com baixo poder aquisitivo. Conecta professores voluntários com estudantes de escolas públicas.

M.O.A.C.I. – UNIFOR (CE) - Gadget que monitora o consumo caseiro de energia elétrica e alerta a quantidade de consumo atingida através de apps web e mobile. 

Apollo – Unicamp (SP) - Aplicativo para pessoas que querem aprender a cozinhar com o auxílio de uma assistente pessoal, sem precisar manusear o celular enquanto prepara a refeição.

Cod.cad – Faculdade Farias Brito (CE) - Plataforma online gratuita de ensino de programação competitiva. O objetivo é qualificar o ensino básico brasileiro, sendo uma ferramenta acessível de estudo. 

Colec.te – UFPE (PE) - Separador de lixo automático que funciona com sensores que detectam os diferentes tipos de materiais recicláveis, usando recursos como reconhecimento facial e IoT. 

Mete a colher  - UFPE (PE) - Aplicativo que ajuda mulheres a saírem de relacionamentos abusivos. Oferece espaço para conversas, apoio jurídico e dicas de inserção no mercado de trabalho. 

TeamEZCare – USP (SP) - App de gerenciamento de atividades de idosos, que oferece monitoramento aos usuários, com alertas para áreas de risco, casos de quedas, entre outras funções.