Mega-ciberataque atinge hospitais e serviços de comunicação pela Europa

Da Redação
12/05/2017 - 13h14
Ransomware bloqueou sistemas do Serviço Nacional de Saúde na Inglaterra e também atingiu a Telefonica na Espanha.

Um mega-ciberataque atingiu diversos serviços na Europa nesta sexta-feira, 12/5, incluindo hospitais na Inglaterra e empresas de telefonia e energia na Espanha. 

Mais de 15 organizações ligadas ao Serviço Nacional de Saúde (NHS) da Inglaterra relataram ter sido alvo de ataques de ransomware nesta sexta, o que ocasionou o cancelamento de operações e o desvio de ambulâncias.

Com isso, profissionais teriam ficado sem acesso aos sistemas do serviço. Eles ainda alegam ter recebido mensagens em que os criminosos exigem o pagamento de um resgate para liberar o acesso.

Em um comunicado enviado à CNN, a divisão digital do serviço de saúde afirmou que “no momento não temos nenhuma evidência de que os dados de pacientes tenham sido acessados”.  

O ransomware usado pelos criminosos no ataque seria uma versão do WannaCry, que criptografa dados sensíveis, de acordo com a Reuters.

Espanha

 

Segundo a agência de notícias, o governo da Espanha relatou na manhã de hoje, 12/5, que diversas companhias do país foram atingidas por um ciberataque parecido, incluindo a gigante de telecomunicação Telefonica - além disso, empresas de energia locais, como Gas Natural e Ibedrola, tomaram medidas preventivas.