Fique de olho: novo golpe no WhatsApp promete 1 ano de Netflix grátis

Da Redação
08 de maio de 2017 - 14h37
Segundo a empresa de segurança ESET, ameaça consegue inclusive detectar o idioma do celular da vítima e exibir texto em português, inglês e espanhol.

Um novo golpe vem enganando usuários do WhatsApp com a falsa promessa de acesso gratuito ao Netflix por 1 ano, segundo informações da da ESET.

De acordo com a empresa de segurança, o ataque em questão funciona de forma parecida com outras ameaças que vem infestando o app de mensagens do Facebook, ao prometer um benefício falso (no caso, o Netflix gratuito por 1 ano) em troca do compartilhamento do link maliciosos com diversos contatos.

Para enganar os usuários, o link encurtado enviado pelos criminosos finge pertencer ao próprio Netflix. No entanto, ao clicar na URL o usuário é levado para uma página sem nenhuma ligação com o site oficial da plataforma – e que, curiosamente, utiliza um certificado de segurança.

Vale notar que a página possui capacidade para detectar o idioma do dispositivo e exibir o golpe em diferentes idiomas, incluindo português, inglês e espanhol (veja abaixo).

Depois disso, a vítima é redirecionada para algumas páginas que dizem ser “o último passo” para concretizar a suposta ativação do Netflix grátis por um ano. Em vez disso, é nesta hora que os criminosos roubam o número de celular do usuário, que depois poderá ser usado em diferentes golpes, incluindo serviços pagos de SMS e download de apps por meio de lojas não oficiais. 

A ESET destaca ainda que não se trata de um vírus para WhatsApp, uma vez que não há nenhum tipo de arquivo executável que seja baixado e instalado no dispositivo quando a vítima acessa à página.

Caso tenha compartilhado o link malicioso com contatos do seu WhatsApp, entre em contato com essas pessoas e as informe sobre o golpe. Se tiver preenchido algum formulário com o seu número, entre em contato com a sua empresa telefônica para garantir que não tenha realizado a sua inscrição “sem se dar conta” em algum serviço de mensagens Premium com custo.

netflixwhatsappgolpe.jpg