Startup cria robôs que podem ser controlados por qualquer pessoa à distância

IDG News Service
18/04/2017 - 15h36
Usuários conseguem controlar a direção dos robôs e suas luzes LED. Rede colaborativa da Let's Robot conta com 10 mil usuários ativos

Uma startup com base na Califórnia, a Let's Robot, permite que usuários controlem seus robôs através de uma sala de bate-papo. Isso significa que os comandos à distância conseguem movimentar robôs em certas direções ou ainda acionar as luzes LED dos mesmos. Você pode pensar neles como uma espécie de avatar interativo e colaborativo.

"Quando eu comecei com o projeto, eu quis criar os primeiros robôs interativos e vivos do mundo", diz Jillian Ogle, fundadora e CEO da Let's Robot.

Entretanto, ela descobriu na ocasião que uma infraestrutura para esse tipo de apresentação não existia, então ao lado de alguns engenheiros, ela se preparou para ela fazer a própria. "Eu comecei a fazer labirintos e calabouços em minha sala de estar", lembra Jillian. 

Até então, a Let's Robot possui 10 mil usuários ativos que se conectam a cada semana para manipular os robôs a medida que eles exploram diferentes ambientes ou tentam completar missões. Transmissões antigas incluíram caça ao tesouros.

De acordo com a página da companhia no Twitch, transmissões ao vivo dos robôs acontecem toda terça-feira e quinta-feira das 13h às 15h. 

A Let's Robot opera com um API aberto, então qualquer pessoa consegue fazer seu próprio robô e integrá-lo com sua plataforma. Entretanto, Jillian diz que a companhia também espera desenvolver uma versão para usuários finais para vender para pessoas que, bem, não têm tantas ou nenhuma habilidade com robótica.