Novo Google Earth chega com mapas em 3D e tours guiados

Da Redação
18 de abril de 2017 - 11h54
Já disponível para Chrome e aparelhos Android, versão repaginada da ferramenta levou dois anos para ser desenvolvida.

Após dois anos de desenvolvimento, o Google lança nesta terça-feira, 18/4, a nova versão do seu serviço Earth para navegadores Chrome e aparelhos Android.

 

Entre as novidades do repaginado Google Earth, que chega bem a tempo do Dia da Terra (Earth Day), comemorado neste sábado, 22/4, estão mapas 3D, tours guiados e pequenas “aulas” sobre lugares aleatórios pelo mundo.

 

“Com o novo Earth, queremos abrir diferentes lupas para você ver o mundo e aprender um pouco sobre como tudo se encaixa, seja para abrir a sua mente com novas histórias ou ganhar uma nova perspectiva sobre locais e experiências que você faz questão de conhecer”, afirma o Google, sobre a novidade.


3D

Um dos destaques do novo Google Earth é a possibilidade de navegar por determinados locais em 3D. Para isso, basta apertar o botão 3D, localizado no canto inferior direito da tela.

 

No entanto, a funcionalidade não está disponível para todos os lugares do mundo – cidades menores, por exemplo, não costumam trazer a opção. Em testes do IDG Now!, foi possível navegar em três dimensões por metrópoles brasileiras como São Paulo e Rio de Janeiro.

 

Voyager

Merece atenção também uma nova seção chamada Voyager, que leva os usuários em tours interativos guiados por especialistas como cientistas e documentaristas por mais de 50 pontos do mundo. A lista inclui locais remotos como os Fiordes Kenai, no Alasca, e as Ilhas Galápagos, entre outros.

 

Além desses tours, a seção também traz jornadas em vídeos para seis locais diferentes – o material é produzido pela BBC Earth.

 

googleearth02.jpg

 

Com sorte?

O Google também adicionou ao Earth o botão Estou me Sentindo Com Sorte (I’m Feeling Lucky), que já era conhecido na sua ferramenta de buscas. Ao clicar nele, o usuário será levado para locais inesperados. 

 

Cartões

O Google Earth agora também exibe pequenos cartões com informações sobre determinados locais, incluindo cidades, pontos turísticos e locais marcantes.

 

Disponibilidade

Disponível por enquanto apenas para Chrome e aparelhos Android, o novo Google Earth será lançado em breve para dispositivos iOS e outros navegadores.