Twitter lança versão Lite de olho em países com conexões lentas

Da Redação
06/04/2017 - 11h26
Segundo a empresa, nova versão não exige aplicativo e ocupa menos de 1MB no smartphone.

O Twitter lançou nesta semana uma versão Lite do seu serviço que roda a partir do navegador em um smartphone ou tablet, em um esforço para atrair usuários em mercados emergentes, que possuam conexões de Internet lentas ou precisem cuidar dos seus pacotes de dados.

A plataforma social afirmou que o Lite foi desenvolvimento como um Progressive Web App em uma colaboração com o Google. A nova versão pode ser acessada pelo endereço mobile.twitter.com - ou seja, não é preciso baixar nenhum aplicativo em uma loja como a Google Play Store, por exemplo.

O Twitter alega ainda que o Lite oferece apenas os recursos principais, como linha do tempo, tuítes, mensagens diretas, perfis, uploads de mídia e notificações e ocupa menos de 1MB no aparelho móvel. 

Para isso, o Lite conta com algumas cartas na manga, como economia de dados, acesso offline a conteúdo pré-carregado e tempo rápido de carregamento de conteúdo.

A iniciativa do Twitter chega apenas um dia após o Google tentar “dar um gás” para o YouTube na Índia com o lançamento de uma versão beta do YouTube Go, seu aplicativo que permite aos usuários baixarem e visualizarem vídeos offline.

O Lite chega de olho em usuários do mundo todo, com suporte para 42 idiomas, mas a empresa parece estar com um foco especial na Índia, uma vez que seis idiomas locais do país serão suportados desde o início.