Facebook lança ferramenta contra compartilhamento de notícias falsas

Da Redação
06 de abril de 2017 - 15h11
Em parceria com a ONG First Draft, rede social preparou guia com dicas para usuários identificarem notícias falsas na plataforma.

O Facebook anunciou nesta quinta-feira, 6/4, uma nova campanha para tentar evitar o compartilhamento de notícias falsas, um problema que ganhou notoriedade em 2016 por conta das eleições presidenciais dos EUA.

Para isso, a rede social se uniu à organização sem fins lucrativos First Draft, especializada em oferecer orientação sobre como encontrar, verificar e publicar conteúdo verossímil na Internet.

O resultado da parceria é uma ferramenta com dicas sobre como identificar notícias falsas na rede social, que será disponibilizada por alguns dias pelo Facebook no topo do Feed de Notícias dos usuários do Brasil e outros 13 países, incluindo Argentina, Colômbia e México.

Ao clicar nesta opção, você verá mais informações e recursos na Central de Ajuda do Facebook, com diferentes dicas para identificar as chamadas “fake news”: ao verificar URL do site, investigar fontes da informação ou procurar por outras notícias sobre o mesmo tema.