Instagram e apps podem pagar multa de US$ 5,3 mi por violação de privacidade

Da Redação
05/04/2017 - 13h45
Ação coletiva nos EUA diz que 8 apps armazenaram dados da ferramenta iOS 'Find Friends' em servidores próprios sem consentimento dos usuários

Aplicativos como Instagram, Twitter e Yelp podem ser obrigados a pagar uma indenização a usuários nos Estados Unidos devido a violação de privacidade.  As informações são da Fortune.

O caso foi apresentado pela primeira vez em 2012 em uma ação coletiva, onde consumidores processaram oito redes sociais e empresas de mensagens sobre o uso de um recurso exclusivo do iOS chamado "Find Friends". 

O Find Friends permite que usuários descubram rapidamente se os seus contatos salvos no telefone também usam os mesmos aplicativos.

Entretanto, de acordo com a ação, as fabricantes dos aplicativos violaram a privacidade dos usuários ao não informar devidamente que o Find Friends transferia listas de contatos pessoais para os servidores das próprias companhias.

As companhias, por sua vez, alegaram que armazenar a lista de contatos de seus usuários nos servidores era necessária para o funcionamento da própria ferramenta.

A justificativa não foi suficiente para o juiz distrital dos Estados Unidos Jon Tigar, dizendo que as empresas em questão deveriam ter sido mais explícitas sobre como usavam as informações de seus usuários.

Usuários que baixaram um dos aplicativos entre os anos de 2009 e 2012 poderão receber um pequeno pagamento graças a ação. No total, as oito companhias devem contribuir com um pagamento de US$ 5,3 milhões que serão entregues via créditos na Amazon.com ou cheques que podem ser pagos ainda neste ano.