Facebook cria recurso para facilitar doações para causas pessoais

IDG News Service
31/03/2017 - 12h47
Usuários poderão usar o Facebook como uma plataforma de doação para levantar fundos para educação, cirurgias e causas nobres

O Facebook está facilitando o apoio para causas de amigos e familiares. A companhia recentemente anunciou um novo recurso que permite usuários criarem páginas para levantar fundos para causas pessoais, como tratamentos médicos, suporte a estudos e afins.

Mas não pense que será possível levantar dinheiro para causas em benefício próprio como férias em alguma praia exótica. O Facebook possui categorias bem específicas para você fazer um novo crowdfunding. São elas:

Educação: como compra de livros e outros materiais escolares

Médico: para tratamentos médicos/cirúrgicos

Veterinário: para tratamentos de pets

Desastres públicos ou naturais

Emergência pessoal: como incêndios, roubo ou acidente de carro

Funeral e perdas: para ajudar com despesas quando uma pessoa perder um ente querido

Como funciona

Cada fundo terá sua própria página similar aos Grupos do Facebook. No topo de cada página, visitantes irão ver um botão de Doação e abaixo dele um indicador de quanto dinheiro já foi levantado. Para todos os investimentos pessoais, o Facebook fica com uma porcentagem de 6,9% mais uma taxa de 30 centavos de dólar. Esses valores, segundo a companhia, cobrem a operação de pagamento, proteção contra fraude e segurança da informação.

Além do novo Personal Fundraisers, o Facebook também anunciou que as páginas do Facebook verificadas podem acrescentar um botão de doação as suas transmissões ao vivo. A novidade permite “pessoas públicas, marcas, negócios e organizações novas formas de levantarem fundos no Facebook para organizações sem fins lucrativos que elas apoiam”, disse a rede social. 

As novidades chegam, inicialmente, aos usuários do Facebook nos Estados Unidos. No Brasil, a companhia ainda não informou uma previsão para o lançamento local dos novos recursos.