Instagram libera autenticação em dois fatores para todos os usuários

Da Redação
27 de março de 2017 - 18h23
Anunciada originalmente em fevereiro, funcionalidade ainda não estava disponível para o público geral.

O Instagram anunciou neste final de semana a liberação da autenticação de dois fatores para todos os seus usuários. A funcionalidade tinha sido revelada originalmente em fevereiro pela empresa, mas ainda não estava disponível para o público geral.

Com a novidade, o Instagram finalmente seguirá os passos de outras grandes redes sociais como Facebook e Twitter.

Os usuários da plataforma de imagens do Facebook receberão uma mensagem de texto contendo um código único toda vez que eles tentarem logar em suas contas em um novo dispositivo. Usuários precisarão informar o código, além do e-mail e senha para o perfil. Isso ajuda a prevenir tentativas remotas de hacking ao exigir acesso físico ao telefone onde a mensagem foi enviada. 

Por que isso importa

Nem todo serviço de Internet precisa de autenticação de dois fatores, especialmente se usuários conseguem se logar através de um serviço maior como o Facebook e Google, que fornece suas próprias camadas de proteção.

Mas enquanto o Instagram não puder abrigar dados sensíveis, são 400 milhões de usuários, incluindo negócios, celebridades e outros usuários com alto perfil que podem encontrar sérias conseqüências uma vez que suas contas forem hackeadas. Autenticação de dois fatores é um recurso atrasado, mas que deverá beneficiar a todos.